quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Yentl

Cena de Yentl
Ricardo Líper
O DVD é um avanço muito grande, principalmente, por ser prático. Mas o DVD está inserido na sociedade. E, aí entram os interesses econômicos, as pessoas que decidem no ramo e suas mentalidades, enfim temos de conviver com interesses escusos, burrice etc. etc., que formam o tecido social e humano. "Yentl" ficou sem ser lançado em DVD até agora. Não só ele. Muitos e muitos filmes que já existem há anos em DVD em outros países, nesta tapera não existem.
Bem, mas vamos ao filme. É um dos filmes mais interessantes que já foram feitos. Ele mostra que os judeus não permitiam as mulheres estudarem. Estudar, na época, era estudo religioso. Barbra Streisand, com seus excelentes recursos de atriz e cantora, interpreta uma garota que não quer só casar, quer aprender. Para tal tem de se vestir de homem para poder aprender. Ela muda de gênero para poder estudar. Como Maria Quitéria e muitos outros personagens pelas mais variadas razões também o fizeram. Grandioso o filme. Não deixe de vê-lo. Cobre das locadoras. Loquei nesse último fim de semana para recordar. Não posso dizer onde, mas você que é inteligente fica sabendo que já existe e quando o rapazinho desatento e a mocinha entediada disserem que nem sabe o que é, você confirma que já existe nas locadoras.

Um comentário:

  1. ESSA PROVINCIA CHAMADA BAHIA NAO SE ACHAS AS GRANDES COISAS OS GRANDES FILMES - CDS, DVDS, SO SAO PAULO E RIO TRISTE BAHIA...........

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.