sábado, 2 de janeiro de 2010

São Tomé

O que fizeram de nosso povo

Ricardo Líper

Eu tenho por princípio só acreditar no que vejo. Acho que a observação é a mãe da ciência. Observar é olhar inteligentemente. O resto é ideologia: espertalhões criando um conjunto articulado de idéias para defender seus interesses iludindo os outros. O olhar inteligente é exatamente não cair no lerolero deles. Não adianta dizerem que esse país é uma futura potência, que está estável ou crescendo. Nunca vão me convencer. O que vejo, quando saio de casa, são pessoas famintas atacando a todos para sobreviver. O que vejo são professorinhas do segundo grau e mesmo as universitárias em trapos indo dar aulas. Pastinha de plástico comprada em camelô, Dilmá!
Uma garota vinha tomando um suco e passou pela porta de um Igreja nessa cidade que se diz uma grande cidade de um grande país. Várias crianças se aproximaram dela e ela teve de dar o refresco. Não se pode comer nada nas ruas dessa Salvador, terra de muita dor. O povo faminto pede, pede, roga e, se puder, toma. Fome, apenas isso, nada mais do que isso. Fome resultado da troca de elites, elites predatórias, ao longo dos anos no poder e que pouco estão se importanto com o país, com os outros, só com demagogia e se armar. Isto é, aumentar suas contas bancárias. Isso, apenas isso, nada mais do que isso. O resto é ideologia e ideologia e marketting só me servem para dar risada desses safados.
Vá para Europa ou outra região mais equilibrada e volte. Veja o nosso pobre povo desesperado em trapos. É a primeira impressão de horror e retrato fiel de nossa terra. Basta isso. Nada mais do que isso. Agora acredite no que dizem se quiser. Ser otário e alienado é uma condição acredito até, talvez, genética. Só acredite e/ou diga que acredita se lhe derem dinheiro, cargos, bons empregos. A regra é essa para eles e só se acredita nisso. Fora isso, a verdade é a melhor conselheira. E a verdade é a miséria.
Saia em domingos e feriados pelo centro da cidade. Saia... De carro, com as janelas fechadas e travadas, claro. Você já viu aqueles filmes de zumbis. Pois é. Isso é o que vejo e só acredito no que vejo.

3 comentários:

  1. Parabéns professor Ricardo Líper pelo texto de teor verídico, ponderado e despojado de juízos absolutos.

    Os oito anos de Governo de Lula foram um pouco melhores que os oito de FHC, mas ainda assim muitíssimo longe da distribuiição de renda de um país que aspira a ser a quarta ou quinta economia em 2020.

    O que faltou? Faltou e falta a participação da população na busca pela distribuição de renda - salvo a atuação meio atabalhoda do MST - pois nenhum governo dará o paraíso na terra para ninguém, e distribuição de renda é distribuição de poder, isto é, ou se conquista ou não se possuirá, pois jamais a elite econômica herdeira dos costumes escravocratas cederá qualquer parcela de boa vontade.

    Continuamos um país de concentração de renda só comparáveis a alguns países africanos. E o que fizeram as vítimas mencionadas para que os benefícios da civilização também cheguem até eles, os professores mencionados no texto?

    Seguramente muito pouco, ou nada. Todos esperam pelo governo, e o governo passa a ser o único culpado. Nesta chuva de mentiras e de ideologias, esta mentira - o governo como único culpado - é uma mentira/ideologia que os críticos puxa-sacos dos pobres NÃO QUEREM desfazer, pois é cômoda, para usá-la não precisam de esforço mental e tem como vantagem adicional a idéia de que o crítico descarado e demagogo é inteligente e está sempre certo.

    A realidade da pobreza e da concentração de renda espelha a realidade moral das vítimas da pobreza, cidadãos engolfadas no cinismo, no sentimento de impotência, na falta de perespectiva, na ignorância e na falta de vergonha. Principalmente na falta de vergonha, pois a vergonha é um sentimento revolucionário do qual as vítimas da concentração de renda também estão despossuídos, enfim, na linguagem popular: todo pobre é um pouco ou totalmente descarado; e na linguagem dos economistas, como escreveu um economista indiano: "Subdesenvolvimento é falta de caráter".

    O crescimento da economia no governo Lula pautou-se em pouca distribuição de renda, em muito endividamento pelo aumento do crédito e em uma razoável oferta de emprego para os padrões brasileiros, logo, se não é o céu, também não é o inferno, mas com certeza é o purgatório, e tem tudo para ser um vôo de galinha, pois são causas determinantes imediatas da miséria o baixo nivel cultural da população e a concentração de renda, travas do desenvolvimento econômico e do combate à pobreza que continuam praticamente intocadas.

    Os fatos são persistentes, se empurrados pela janela eles retornam pela porta. Mais densos que as diáfanas mentiras, os fatos nos ensinam que é uma ilusão acreditar que governos constroem paraísos na terra, bem como é igualmente uma safadeza dizer que os governos são os únicos culpados pela miséria dos cidadãos que se sentam e esperam a hora de serem chamados ao paraíso terreno.

    Que a verdade seja dita inteiramente, pois meia verdade é uma mentira inteira.

    A quem interessar possa: SOU do PT; não sou funcionário público nem ocupo cargo no governo, o que não me faz pior nem melhor, nem mentiroso nem dono da verdade.

    ResponderExcluir
  2. Só Jesus Salva. cre no senhor JESUS será salvo tu e tua casa.

    ResponderExcluir
  3. eu vi o homem na tv esconder dinheiro no paletó.
    dinheiro das "burras" do estado.
    na cueca, dinheiro farto.
    na meia, a sair pelo "ladrão", dinheiro muito.
    e não era pouco o dinheiro não, meu senhor!!
    tudo gravado, escancarado, aberto, cínico, escandaloso.
    o homem na tv tinha todo o dinheiro do mundo
    em seu poder.
    dinheiro da escola
    dinheiro da merenda
    dinheiro da segurança
    dinheiro da saúde
    dinheiro de todos nós pululando, rindo da gente como um galhofas.
    esse homen da tv não tem escrúpulos.
    foi pego de "calças curtas" com as mãos fartas da grana do erário.
    um numerário imoral escondido tambem por entre as calças.
    cuidadosamente aquiecido nas partes pudendas e mal cheirosas.
    esse homem da tv tambem tinha amigos, que como ele
    tambem abocanhava o dinheiro da promessa politiqueira.
    essas imagens me marcaram para sempre!!!
    acho que vou deixar de ver tv!!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.