sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

A mídia desatenta: A DÉCADA CONTINUA...





tony PACheco


Pegar a revista "Veja" e ler que eles fizeram uma retrospectiva DA DÉCADA, ninguém merece.
E, o pior, a grande imprensa toda foi atrás, inclusive, Globo, Record etc. e tal.
Parece que os coleguinhas se esqueceram que no Calendário Gregoriano, que vigora no Brasil e nos países ocidentais em geral, NÃO EXISTE ANO ZERO. Os anos são contados a partir de 1 a.C., para aqueles fatos que aconteceram antes do advento cristão, e 1 d.C., para os fatos ocorridos a partir do suposto nascimento de Cristo.
Quer dizer, década no Calendário Gregoriano começa em 1 e termina em 10. Esta primeira década do terceiro milênio começou em 2001 e só termina em 31 de dezembro de 2010.
Lembro-me que fiz uma matéria sobre isto para o caderno que editava no jornal "A Tarde" (caderno dominical "Lazer&Informação") e depois dei até uma palestra sobre o assunto numa faculdade em Lauro de Freitas. Isto foi na época da "Virada do Milênio", pois Globo, "Veja" e outros órgãos da mídia, na época, diziam que o ano 2000 seria "o novo milênio", quando, na verdade, foi o ano 2001 que deu início ao terceiro milênio da Era Cristã.

Um comentário:

  1. Veja errou, agora, aposto 1 mmilhão contra 1 real que eles não consertam o erro. aquelsa revista ~e arrogante. erra e mant~em o erro.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.