quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Vale a pena ler de novo

Alex Ferraz

Para quem não viu o que escrevi na minha coluna diária da Tribuna do dia 12 de janeiro, reproduzo aqui os textos, sem medo de ser feliz! Amanhã, mostrarei o que penso sobre Direitos Humanos de verdade...



frase: "Todos gostaríamos de votar no melhor homem, mas ele nunca se candidata." ( Kin Hubbard )

Lula, Chávez e a burguesia nacional
E Lula assinou o tal decreto-lei (criticavam tanto este instrumento!) criando o Programa Nacional de Direitos Humanos. Vou direto ao que interessa: no bojo desta aparentemente benévola lei, estão normas draconianas para o controle dos meios de comuminicação e, consequentemente, controle da liberdade de expressão. Não me deterei no texto do projeto, que pode ser visto em qualquer site. Voltemos ao ponto sombrio: através deste instrumento, fica estabelecido que conteúdos de noticiários, tanto da mídia impressa como da radiofônica e televisiva, serão "analisados" por "uma comissão oficial", a fim de se julgar se estão de acordo com a verdade ou não, se atingem ou não os "direitos humanos" etc. A depender do julgamento da tal comissão, concessões podem ser cassadas e muito provavelmente nós, jornalistas, poderemos estar à beira da cadeia ou pesados e silenciadores processos.
Está tudo armado para a ditadura branca do PT, no rastro do que faz Chávez na Venezuela. Enquanto isso, a burguesia nacional, refestelando-se nos imensos lucros que a economia equilibrada herdada de Itamar Franco e FHC lhes proporciona, contente da vida porque o PT cooptou e silenciou sindicatos e estudantes, vai encarando tudo numa boa, silenciosa, até porque tanto se dá a banqueiros, industriais etc. que se tenha ou não liberdade de expressão neste país, desde que haja lucros, cada vez mais lucros. Parte da população intelectualizada e pensante está também cooptada, seja por empregos milionários, seja por acreditar (sic) que é este o tipo de regime ideal para o Brasil, estando todos simpáticos (ou aceitando pelo silêncio) a este caminhar explícito e célere para um regime anti-democrático.
Finalmente, entidades com a OAB, que tanto ( e tão justamente) bradou contra o corrupto do José Roberto Arruda e as ditas representativas dos jornalistas permanecem mudas em relação à crescente ameaça à liberdade de expressão no Brasil.
Bem, quanto à burguesia nacional, que fique como advertência o mais recente noticiário sobre a Venezuela, onde Hugo Chávez ameaçou, ontem, claramente, intervir, com o Exército, tomando o controle "de qualquer empresa" que aumentar seus preços como resposta à maxidesvalorização da moeda nacional. Nem a ditadura militar brasileira chegou a tanto!


Chega de
boçalidade!
É mesmo o cúmulo da pretensão um governo, seja ele de direita, centro ou esquerda, arvorar-se a julgar o que é correto ou não na veiculação de notícias e opiniões pela imprensa.
Meia dúzia de sindicalistas e "cururus" leninistas julgando o que deve ser publicado. Olha, se isso vingar é hora de os sensatos fazerem a mala e se picarem desta joça!


Já existem
as leis
No que diz respeito a nós e aos jornais, não há necessidade de criar lei alguma, decreto nenhum, porque já somos devidamente regidos pelas leis comuns, inclusive o Código Penal.
Se atentarmos contra a honra de uma pessoa, podemos sofrer pesados processos pelas leis que já existem. E ponto final.


Liberdade
é isso
Na Suécia, onde cerca de 90% da população leem jornais diariamente, todas as formas de pré-inspecção de material impresso são proibidas, assim como obstruir a sua
impressão ou distribuição. O sistema de regras éticas, vigiado por comissão constituída só de homens da imprensa, assegura uma ampla liberdade de expressão e a independência absoluta da
comunicação social face ao Estado.

Vergonhoso
lugar
Relatório da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), de outubro do ano passado, analisando a liberdade de imprensa ano mundo, dá conta de que no topo do ranking estão Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Noruega e Suécia. Na América Latina, o primeiro posto fica com o Uruguai, na 29ª colocação. O Brasil ocupa um constrangedor 71º lugar.


Destaques
negativos
Entre os destaques negativos, aparece o Irã. "O país se aproxima de maneira perigosa do trio infernal quanto à liberdade de imprensa, constituído há anos por Eritreia, Coreia do Norte e Turcomenistão", afirma o site da RSF. Além desses quatro, aparecem no fim da lista Mianmar (171º), Cuba, Laos e a China (168º).



Jornalistas
presos
Cuba continua mal, ocupando a 170ª posição. Sob o governo de Raúl Castro, websites ainda são bloqueados e jornalistas e blogueiros continuam sendo presos. A Jamaica, na 23a posição, é o país caribenho em melhor colocação.

14 comentários:

  1. Tá tudo porreta meu caro Alex, mas a grande questão é que a grande mídia brasileira, a mídia dos jornalões e da globo, não respeita e nunca respeitou a liberdade de imprensa. Manipuladores da informação, eles viraram o estado maior da luta contra a difícil construção da democracia no Brasil e na américa latina. Deram golpe na Venezuela, tentaram armar um que não deu certo aqui no Brasil e por aí vai... A liberdade de imprensa já foi pro beleléu já faz muito tempo, se é que ela existiu alguma vez nesses tristes trópicos. Ou você acredita que essa turma faz cobertura jornalistica com isenção? O que essa curriola está fazendo nada mais é do que acabar com o pouco de democracia que temos para substituí-la pela ditadura da mídia. Eles é que são a grande ameaça às liberdades, inclusive a de imprensa, no país. Foram eles que deram o golpe de 64 e se a coisa continuar assim, darão outro no Brasil. Eles constroem verdades da noite pro dia, inventam, manipulam, sacaneiam, tripudiam e nenhum de vocês reclamam. E por que? Porque vocês são os jornalistas que escrevem nos jornalões. Você mesmo deve estar louquinho para conseguir um emprego melhor num "órgão de imprensa" desses. Como disse a tal da Bia, parece que foi ela, mas se não foi tudo bem, me bata um abacate, me faça uma garapa. Você está me saindo um anarquista muito recuado e vacilante. Defender a liberdade de expressão é, antes de tudo, lutar para acabar com o monopólio da informação que foi construído no Brasil. Enquanto for como é, não teremos liberdade de imprensa no Brasil. O resto é papo furado.
    Saúde e Anarquia.
    Ass: Um anarquista desgarrado.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Alex é inadmissível uma pessoa como você, que não é semi-analfabeto nem venal, escrever tantos absurdos.

    Você menciona o "decreto-lei" que deu publicidade ao PNDH 3, um ato pelo qual o Poder Executivo manifestou sua vontade em um documento sem força cogente de lei ou de medida provisória, apenas para dar publicidade de que no futuro as matérias ali constantes serão objeto de projetos de lei a serem votados no Congressso Nacional.

    Portanto, não é um "decreto-lei", esta aberração já está banida do ordenamento jurídico brasileiro faz 20 anos, desde a promulgação da Constituição de 1988, embora tenha deixado uma filha bastarda, a medida provisória.

    A outra merda que você escreveu deve ter sido por preconceito ideológico, que inclusive tem levado você e os outros do blog para o uso de uma linguagem parecida ou igual em certos casos às posições da direita.

    Por meio da imprensa crimes e violações dos direitos humanos podem ser cometidos.
    E você sabe que a qualidade da imprensa basileira é ruim, adepta do partidarismo conservador, dada a linchamentos morais, e em passado recente colaborou largamente com a ditadura e seus crimes, haja visto o que fez empresas do Grupo Folha de São Paulo ao veicular as farsas montadas pelos órgãos da repressão, DOI's e OBAN, para acobertar os assassinatos de militantes da luta armada, bem emprestar veículos para campanas e sequestros dos resistentes.

    Além destas e outras bandalheiras da mídia nacional, o mais constante crime desta corja é o linchamento moral de pessoas comuns retirando-lhes o direito à ampla defesa. Se quer ver um exemplo assista ao programa "Se liga bocão".

    A ampla defesa é um dos direitos inscritos como basilar entre os direitos humanos, mas acontece que quando um criminoso ou suposto criminoso é exposto à execração pública este direito é praticamente negado, pois é impossível um julgamento minimamente isento quando o cidadão já foi linchado nos moldes do que você faz aqui neste blog e seus colegas nos grandes meios de comunicação.

    E não me venha dizer que depois de cometida a violação do direito o cidadão poderá pedir no Judiciário a reparação pois existem direitos de que é impossível ou dificílima a reparação .

    Por preguiça e por preconceito ideológico contra a esquerda que está no governo você nem leu o decreto de 174 páginas que deu publicidade ao PNDH 3, razão do seu assaque de tantas mentiras.

    As medidas constantes no citado decreto, se criadas por lei votada no Congresso Nacional, repita-se, objetivam evitar que se tornem corriqueiras as violações dos direitos humanos pela mídia, direitos estes muitas vezes de impossível raparação, tal é o caso do direito à ampla defesa.

    Entre as medidas não consta a censura prévia, aquela que cerceia a liberdade de expressão, pois seria inconstitucioinal, mas a responsabilização com consequências punitivas pelas violações cometidas.
    Os atos violadores seriam apurados por uma comissão que fiscalizasse e provasse, evidentemente, as sucessivas violações de direitos.

    As punições não são nem de longe medidas arbitrárias e cerceadoras da liberdade de expressão, mas um remédio compatível com o Estado de Direito, onde todos somos responsáveis por nossos atos.

    É uma indecência a mídia com seu poder de destruir reputações e vidas em minutos reivindicar ficar fora do alcance da lei para cometer crimes reivindicando a liberdade, pois ninguém tem a liberdade de prejudicar os outros e ficar impune, principalmente retirando-lhes direitos básicos, tais são os direitos humanos.

    Em resumo, não existe no PNDH 3 qualquer ameaça, mesmo que velada, à liberdade de expressão, mas uma tentativa de tornar a mídia mais responsável por seus atos, e por consequência, de melhor qualidade, no que diz respeito a uma coisa tão básica e preciosa como os direitos humanos.

    Conclusão: seu caso Alex é de falta de ética, de honestidade intelectual para combater seus supostos adversários. Se continuar assim vai entrar em um esgoto.

    ResponderExcluir
  5. Sou "das antiga" e lembro o jornal O INIMIGO impresso e lembro que em S. Laxaro uma galera de comunistoides ameaçava o pessoal do INIMIGO em papel dizendo que eram "de direita". Sabem porque? Porque pediam a legalização da maconha, o direito das mulheres de fazerem sexo (sim, em 1978 isso ainda não era permitido, só homem podia ser galinha kkkkkkkkkkkkkkkkk), o direito dos presidiarios negros e pobres serem tratados tão bem quanto prisioneiros politicos no final da ditadura, o direito das prostitutas, dos homossexuais, dos trabalhadores não especialixados.
    Tudo isso era direita pra galera comunistoide do PCB, Pcdob, PT, entre outros marxoides.
    Hoje, que O INIMIGO virou cibernetico, os xingamento são os mesmos: "direita".
    Aí, galera do O INIMIGO, vcs não tinham medo de bicho papão em 1978, quando eram meninões, vão ter agora que são coroas?
    Metam a porra em todo mundo MESSSSMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
    Esses filhos da puta tem que ouvir de alguem, como tá todo mundo comprado por Bolsa fAmília, Petrobras e outros esquemões, só restam voces.
    Não traiam seus principios. Critiquem TUDO E TODO MUNDO MESMO.
    De direita? Minha pica é de esquerda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Postagem de comentários anônimos é um bom espaço para todos os tipos de pilantras, pevertidos, malucos, criminosos covardes, que se valem do anonimato para exporem suas taras, vícios e deformidades de caráter.

    Estes aleijões da sociedade saem dos esgotos sob o manto do anonimato para atirarem suas fezes mentais nos outros. Animais pestilentos que são, em suas deformidades se acham mais inteligentes e justos que todos.

    Nada fazem, e por iso morrem de inveja de quem tem a coragem de lutar e ocupar o poder para colocá-lo a serviço da maioria, aquela que dá legitimidade para quem ocupa o poder legitimamente executar medidas que minorem o sofrimento de milhões de pessoas em estado de probreza e alguams em estado de miséria.

    Estes vermes não sabem o que é alguém em estado famélico, embora vejam centenas de pessoas esmolando nas ruas em que transitam todos os dias. Com a inteligência de uma ameba, a bondade de uma hiena e a força de um verme, vivem de criticar quem faz.

    Em suas deformidades mentais se acham mais justos e inteligentes que todos outros cidadãos juntos.

    Não sabem o que é a palavra bondade, embora se digam mais bondosos que todos os outros. O
    Odeiam os que fazem porque são impotentes, fracassados, mesquinhos.

    O ódio mal disfarçado desta corja é na verdade contra a virilidade, a potência e a felicidade.
    Por isso, nada os agride mais que o sucesso alheio.

    Cloacas infames, morrerão de inveja, secos, pestilentos, sem afeto de quem quer que seja, escorrendo baba venenosa pelos cantos da boca.

    Que a terra lhes seja leve.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Alex,a função mediadora do jornalista se refaz e se redireciona na práxis do dia-a-dia, incomodando profundamente e principalmente àqueles que se prostituíram por uma "pontinha" do esquemão implantado nos governos estadual e federal do nosso país.
    Eles batem em Varela e em Bocão, entretanto deliram quando o governador dá aquelas entrevistas longas,entediantes e publicitárias nos programas televisivos desses apresentadores...
    Eles também tem orgasmos múltiplos quando a grande imprensa (Veja, Estadão, etc) publica que Obama chamou Lula de "O Cara"... Em Vitória da Conquista já picharam no muro da AABB: "Comeram a bunda do Cara". Logo, a piada de Obama foi ótima...
    Na verdade os "companheiros" finalmente chegaram ao poder, copiaram os modelos de vida dos expoentes oligárquicos e se transformaram em burgueses pachorrentos, censores da pior espécie. Eles, é claro, têm Stálin como ídolo secreto!
    Portanto, siga em frente com sua análise da conjunção social que nos cerca, porque as suas opiniões são lúcidas e distoam daquilo que nos querem impor como realidade ilusória...

    ResponderExcluir
  11. sem comentarios. aliás eu nao resisto. posso apoiar ou nao Lula ou qualquer governo mas o meu direito de pensar e inalienável bem como o meu direito de expressão. está acima dos politicos nojentos deste pais e de qualquer outro o direito de pensar é o livre pensar, esta acima de opinios de fatos de publicidades não deve ser panfletario deve ser real , não hipocrita, deve ser acima de tudo humanista, no seu melhor sentido e expressão. meu direito de pensar e agir está acima de guerrrinhas particulares e frias de determinados grupos das madames dos empresários frios sem responsabilidade social, sem respeito ao outo ao meio ambiente a tudo as crianças futuro de qualquer lugar. enfim vamos aproveitar gente este espaço de forma coesa tranquila falar para o bem comum enfim vamos dizer o que estamos fazendo para mudar o status do nosso semelhande eu e alguns amigos estamos com uma oficina de reciclagem bem como corte e costura na comunidade vendendo a produção e devolvendo para os que trabalham a sua parte. vamos criar projetos apartidariaos para ajudar. aproveitar este espaço para divulgar projetos e trabalhos que visem a mudança social. alex continue divulgando as mazelas deste e de qualquer governo. nao importa quem se tá acertando vamos lá se errando vamos consertar.

    abraço fraterno

    eliz

    ResponderExcluir
  12. "Seu" Alex, critique, estraçalhe, mas valendo-se da VERDADE. Não seja mais um pilantra, já que seus sequazes são totalmente indeferentes à verdade, não o seja o senhor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. alex:vc é meu amor primordial, não apenas pelo "segue anexo" mas por tudo que nós construímos juntos em um tempo remoto. apenas quero lhe dar um pequeno espaço para reflexao, e nao sei se estou correto: vc sabe que vivi na europa muito tempo e a imprensa lá deles jamais publica qualquer foto de um suspeito em jornal ou aparece na televisão. porque? porque são suspeitos, não condenados. e jamais informam o nome do suspeito, apenas suas iniciais. porque?porque não são condenados, mas suspeitos. e os policiais não são fotografados, porque? por questão de segurança pessoal de cada um deles. isso é restringir a imprensa? não, isto é proteger o indivíduo, seja o inocente dito suspeito, seja o policial que exerce a função não muito agradável de porrete da humanidade. por tudo isto, venhamos e convenhamos: o quarto poder, que é o primeiro poder,(vide as emissoras de rádio que vociferam o que desejam) se escora no primeiro poder(o judiciário) que além de não funcionar tem receio, também, do quarto poder. assim, deve-se rever todo o esquema legislativo da imprensa e condiciona-la ao princípio da modernidade: TODOS SÃO INOCENTES ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO. e, diga-se logo, a PROVA não é competência da imprensa, pelo menos parece. por fim, posto isto como anônimo porque não tenho ideia do que seja a tal URL, contudo meu endereço eletronico é, como vc sabe, robertonascimentodesouza@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.