quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Tá doido, é?

Alex Ferraz

Há uns dois anos o presidente Lula disse que tínhamos uma saúde pública de Primeiro Mundo. Sem comentários.

Agora, mais precisamente nas publicações de hoje, dia 13 de janeiro, foi a vez de o presidente do respeitável Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Puchman, dizer sandices. Afirma que "temos hoje uma estrutura social comparável aos países desenvolvidos". Que diabo é isso? A que estrutura social se refere este senhor? Isso me lembra quando FHC, lá por volta de 1998, por aí, disse que os brasileiros precisavam "acabar com esse complexo de inferioridade". Referia-se o então presidente-intelectual-elitista-dito ex-perseguido pela ditadura (pelo que se sabe, dirigia Mercedes-Benz lá fora enquanto a massa de manobra caia no pau de arara aqui) aos lamentos de enorme camada da população submetida a torturas pelo Estado, como péssimo serviço de saúde pública, insegurança absoluta nas grandes, médias e pequenas cidades (tal e qual hoje), aviltado por salários humilhantes e amordaçado pelo Bolsa Família. Complexo de inferioridade o cacete, FHC!, disse eu à época, em coluna que escrevia no jornal A Tarde. Era a constatação da realidade, mesmo. Pois é, agora vem o homem do Ipea dizer que temos estrutura social de país desenvolvido. Bem, em primeiro lugar recomendaria aos leitores sensatos deste blog (não a radicália provavelmente paga para ficar xingando sem dizer coisa com coisa) que lessem os jornais de hoje, de Salvador, via internet (Tribuna, A Tarde e Correio). Depois, entenderão as perguntas que faço a seguir:

Senhor presidente do Ipea: o senhor sabe onde fica o bairro de Rio Sena, onde mais duas pessoas foram metralhadas na porta de casa ontem, seguindo uma série infindável de assassinatos? O senhor sabe como vivem as pessoas na periferia da capital desta Boa Terra, e também na área rural? O senhor já esteve na fila de redacastramento para a esmola do Bolsa Família, na Rua Djalma Dutra, Sete Portas, em Salvador? O senhor já teve oportunidade de circular pelas praças da Piedade e Campo da Pólvora, ainda nesta capital da alegria, e ver os bandos de mendigos do Fome 10? O senhor já tentou pegar um ônibus na Estação da lapa, também na capital do axé? O senhor já passou pelo Largo Dois de Julho ou mesmo em torno de alguns restaurantes metidos a chique da Barra para ver a quantidade de gente apanhando comida no lixo? O senhor já tentou ser atendido no Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana da capital da Terra da Felicidade? O senhor já tentou pedir auxílio em uma delegacia de Polícia na capital do turismo? Pois é, só falei do meu torrão. Imaginem o resto desse brasilzão afora, principalmente pro Norte (vamos lá ao Piauí, Maranhão - comandado, este, pelo parceiro político de Lula, Sarney, há décadas).

Digo sem medo de errar: é pura falácia. Estrutura social de países desenvolvidos é muito, muitíssimo diferente. O presidente do Ipea sabe disso. O presidente Lula, então, nem se fala, pois conhece o mundo todo. Boa parte do ditos esquerdistas que ainda têm discenimento - e que certamente dirão aqui que estou delirando - também sabe. Não é nada disso. Repito: é falácia, é campanha eleitoral torpe e mentirosa.

Tchau e Bênção!

Um comentário:

  1. COMEÇOU A CAMPANHA.SEGUREM-SE ELEITORES E QUEM PUDER............. AGORA ELES VAO PROMETER O PARAÍSO..............

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.