quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Qualidade de Vida

Nosso mundo real no dia-a-dia

Ricardo Líper

O que se precisa saber é que existe um conceito que chamado qualidade de vida. Ela é composta de duas coisas no nosso mundinho. Saúde, como o povo repete sempre e tem razão, e dinheiro. Sim, vamos deixar de hipocrisia. Em um país capitalista o dinheiro é tudo e ponto final. O resto é poesia e especulação sobre se o dinheiro traz ou não felicidade. Ele sozinho não nos faz feliz por si só, mas que ajuda muito, ajuda. Sem dinheiro nada ocorre porque ele é a varinha de condão principal do sistema. O abre-te sésamo. Mas aqui, que o capitalismo é mais do que selvagem, essas duas coisas não bastam. Existem mais dois princípios complementares. Você conseguir viver sem ser ameaçado. Não viver em pânico, por exemplo, de ser assaltado. Morros desabarem em sua cabeça, ser assassinado nas UTIs dos hospitais, essas coisas cotidianas nossas. E conseguir cumprir seus compromissos sem precisar se estressar, irritar, ser humilhado e tratado como se fosse um habitante de um campo de concentração.
E a qualidade de vida é, no meu entender, o único critério real que temos para avaliar onde vivemos. Aqui, as ruas são ameaçadoras sob todos os pontos de vista. E para se conseguir efetuar coisas simples, como, por exemplo, pagar a conta de luz. Vira um drama. Uma odisseia. A companhia de luz só permite se pagar a conta em alguns lugares, o que exclui as loterias, que são as mais práticas. Ir a um banco significa, muitas vezes, perder uma manhã inteira em pé, irritado, com pessoas desesperadas em volta. Não sei por que os bancos fazem o que querem no País que se vende como popular, até para os mais ingênuos, como tendo socialistas no poder?
A nossa qualidade de vida é uma das piores do mundo. Enxergar não é ter dois olhos ou um par de olhos com óculos e binóculos. Enxergar de fato é raciocinar diante do que se vê. Interpretar o que vê. Aliás, meu caro Watson, homenagem que faço ao novo filme sobre Sherlock, foi assim que saímos da cavernas. Ah! Esqueci... ir a uma repartição pública. Um cartório... Dizem as mais línguas que uma das coisas que contribuiu para a queda da URSS foram as filas.
Viu, Lulá? Vacile!

4 comentários:

  1. É porisso que vou votar em Serra. Essa galera do PT, PcdoB e outros ficaram ai oito anos e só fizeram dar merreca pros miseraveis continuar miseraveis.
    Vamos a democracia. Revezar no poder pra ver se o PT toma vergonha e volte em 2015 com sangue pra mudar este pais, desta vwex de verdad emesmo.

    ResponderExcluir
  2. Pura ilusão, caro Watson... ka, ka, ka...

    Com Moto Serra serão mais 8 de mediocridade e enrolação...

    A saída é autogestão, ação direta e federalismo...

    Aliás, a muito tempo Bakurinho já falava isso prá Marxinho e ele se retava...

    bjs,,,

    Ass.: Geraaaaaldo... da Grande Fazenda...

    PS.: Quanto a eleição, sendo obrigatória a presença, É VOTO NULO NA CABEÇA !!!

    ResponderExcluir
  3. Vocês, AMIGOS DE TRICÔ DA RAINHA, não conseguem fazer nada melhor não?

    ResponderExcluir
  4. lula serra ou dilma triste nação sem opção. o meu candidato nunca se candidatara porque tem vergonha de ser honesto.......

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.