quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pulsões dionisíacas x pulsões tanáticas

Lição de hoje: isso é que é pulsão dionisíaca.


tony paCHeco


Abro a "Tribuna" e vejo meu amigo Alex Ferraz, na coluna "Em Tempo", vituperando contra os empresários das companhias aéreas, que resolveram botar os aviões pra voar no meio das cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajkul. Aliás, parece que esta será a maior contribuição da Islândia depois da bomba musical chamada Björk. Não sei o que é pior: uma cantora detestável como Björk, um vulcão com nome de Eyjafjallajkul ou uma língua que se permite ter palavras como Eyjafjallajkul...
Alex denuncia a ganância dos empresários e eu vou por outro caminho...
Freud disse que somos uma espécie que vive caminhando numa navalha, se cairmos pra um lado, estamos no lado dionisíaco (prazeres) e, de outro, o lado tanático (morte). Os empresários se lançam nos braços de Dioniso, querem o prazer de ganhar dinheiro e fod...-se o mundo, que o nome deles não é Raimundo.
E os passageiros? O que leva uma pessoa a insistir em viajar de avião no momento em que se sabe que partículas vulcânicas que podem levar os aviões a se esborrachar no chão estão por toda parte? Hã???
É a pulsão tanática (de Tânatos, o deus da morte) de que nos fala Freud. Vivemos sob a tentação permanente de dar um fim às nossas vidas e, assim, aos problemas decorrentes de viver neste planeta onde já se nasce chorando e tomando porradinhas na bundinha ainda na maternidade.
Equilibramos este desejo de morte com a busca incessante do prazer. Ao sair da vagina de nossas mães já vamos direto pro peito e, perdoem-me minhas amigas cristãs, mas aquele pintinho duro quando a gente tá mamando em nossas mães não é outra coisa se não aquilo mesmo...
Do peito de nossas mães, procuramos mil outros prazeres para dar sentido e equilíbrio ao que não tem sentido e, portanto, não pode ter equilíbrio. Entre estes prazeres, ganhar dinheiro, comprar coisas e pessoas, comprar coisas e amores, comprar coisas e sexo, enfim, comprar coisas.
É isso que os empresários das companhias aéreas querem: ter o prazer de ter mais dinheiro e comprar coisas. Não poderão fazer isso tendo prejuízos de 300 milhões de dólares ao dia, não é verdade? Ficarão tristes. Se passar mais alguns dias, terão pulsões tanáticas e muitos irão ao suicídio.
Mas, voltemos aos passageiros. E eles? O quê os leva a querer voar com muito mais riscos do que é viajar de avião normalmente? É a mesma pulsão dos surfistas, que vão com uma pranchinha de merda pro meio dos tubarões do Recife; dos malucos que saltam de asa delta do Pico da Ibituruna, cercados de pedras por todos os lados (só em cima que não, mas asa delta não tem motor); a mesma pulsão de surfista que vai com 19 quilos de cocaína para o maior país muçulmano do mundo, a Indonésia.
Somos assim. Todos nós. Sem exceção. Procurando ter prazer de qualquer jeito e procurando a morte nos lugares mais inusitados.
E os cristãos têm razão: somos à imagem e semelhança de Deus, que vive explodindo planetas, galáxias e começou o Universo com uma explosão e vai terminá-lo com outra.
Este mundo é muito doido, amigo Alex, eu sou muito doido e não tem remédio.
Nem tento mais...

6 comentários:

  1. O que eu mais gosto nas suas postagens é que voce é didático. Qualquer pessoa entende o que você quer dixer, mesmo que não concordemos com algumas coisas.

    ResponderExcluir
  2. dinheiro...........raiz de todos os males........
    o maldito dinheiro também destroi

    ResponderExcluir
  3. eitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais provinciana criticar o nome do vulcao e a língua islandesa, vc ja pensou o que acha o povo da Islandia quando lê um nome de cidade como Caraguatatuba,Pindomononguaba ou Paranapiacaba? com certeza eles nao sabem pronunciar mas acho no mínimo eles respeitam e nao ficam fazendo esse tipo de comentario tao bobo que vc fez, bobo e preconceituoso.

    ResponderExcluir
  5. puro maniqueísmo...

    o bem versos o mal!

    gostaria de ouvir um outro tipo de cantilena mais próxima da necessidade "imperiosa" de fazer o "dinheiro" multiplicar-se indefinidamente.

    o que são algumas vidas, já que estamos ultrapassando a casa dos sete (número cabalístico) bilhões!

    ResponderExcluir
  6. se cuida tony, pois a "tia" stela vai colocar você de castigo...

    que tal ajoelhado no milho!!!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.