Em Salvador, como no Rio e em S. Paulo, se navega de carro...
ToNy PaChEcO
Quando morava em Minas Gerais, ficava extasiado com as fotos de Salvador: ensolaradas. E comparava com minha cidade, com seus 1.450 mm de chuvas por ano. Ficava injuriado e pensava: um dia vou morar na Bahia, o lugar onde faz sol o ano todo.
Chegando aqui em 1976, num dia 4 de novembro, o avião sacolejando, debaixo de um toró monumental, navegando (sic) num táxi do Aeroporto 2 de Julho até o bairro de Nazaré, deparei-me com uma cidade em que chove 2.098 mm de água dura por ano. Mais de 500 mm acima do índice de minha cidade.
Se na época existisse computador e, principalmente, o site br.weather.com, eu teria ido morar em Marrakech e não em Salvador (hehehehehhehehehe).
Mas, agora, neste abril de chuvas mil, vejo alguns coleguinhas falando ou escrevendo sobre este mês "atípico", por estar sendo chuvoso demais e, aí, resolvi relembrá-los de uma capa que fiz quando era editor do caderno Lazer&Informação do jornal "A Tarde". Intitulei a matéria "Salvador - Cidade Verão ou Cidade Chuvão?".
Hoje, resolvi pesquisar novamente e confirmei: abril e maio são os dois meses mais chuvosos de Salvador, com médias de 321 mm e 324 mm, para 21 e 24 dias chuvosos em cada mês. Em abril e maio em Salvador chove quase o mesmo que em 12 meses em Lisboa...
É chuva pra Índia e Bangladesh também não botarem defeito.
Pesquisei sobre Lisboa, de onde vieram os colonizadores desta Bahia nem sempre ensolarada e descobri o porquê de não construirmos galerias imensas para captação de águas de chuva: em Lisboa só chove 751 mm por ano. Enchente lá é coisa rara. O know how que nasce da necessidade não povoava a cabeça de nossos colonizadores, daí, Rio, São Paulo, Salvador não terem galerias monstruosas em suas avenidas e, daí também, os rios que se formam nas ruas a cada período chuvoso.
Veja abaixo a minha pesquisa e saiba que aqui chove muito, não adianta espernear. As galerias que já foram feitas na Baixa dos Sapateiros, Centenário, Manoel Dias da Silva e, agora, no Imbuí, têm que ser feitas em todas as avenidas. É o nosso destino, não tem pra onde correr.
Clima em Salvador
Média de 219 dias chuvosos por ano. São
Em Lisboa, de onde vieram nossos colonizadores (daí Salvador nunca ter sido dotada de uma rede de captação de águas pluviais decente) são apenas
Janeiro: 14 dias chuvosos em Salvador , quantidade média de precipitação de
Fevereiro: 17 dias chuvosos em Salvador, quantidade média de precipitação de
Março: 19 dias chuvosos em Salvador, quantidade média de precipitação de
Abril: 21 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação (
Maio: 23 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação (
Junho: 23 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação (
Julho: 23 dias chuvosos em Salvador, muita precipitação (
Agosto: 20 dias chuvosos, média de precipitação (
Setembro: 17 dias chuvosos, média de precipitação (
Outubro: 14 dias chuvosos, média de precipitação (
Novembro: 14 dias chuvosos, média de precipitação (
Dezembro: 14 dias chuvosos, média de precipitação (
Quem mais deveria sabe destas coisas seriam as autoridades, prefeito, governador, presidente. Mas vendem uma Bahia do sol eterno quando a zorra cai é um deus.nos.acuda.
ResponderExcluirO prof. Cristovão Duarte do PDT tá certo: ignorancia é que fode com tudo. Povo ignorante + autoridsde ignorante é uma equ';cão que fode com tudo.
Brasil num tem jeito não.
e porque a m~idia não mostra estes dados??? hem?
ResponderExcluirporque todo dono de tv, jornal, radio, participa desse ôba ôba na Bahia, vendneodo uma Bahia nque nâo existe na vida real.
e tem baiano otário que acredita que aqui é uma cidade sol.
É real isso. Vcs já firam a tv Bahia na hora que fala do tempo na Bahia, eles colocam sempre que vai dar sol, mesmo nesses dias aí ue tá chovendo. diz aue a chuva é passageira, maior toró e é chuva esparsa.
ResponderExcluirSim, mas tem alguns dados que não batem, de novembro à fevereiro choveu pouquissímo em Ssa, e sempre soube que os períodos de chuva aqui é de março(maré de março, lembram?)à junho, sendo que o mês mais frio e com mais ventos é agosto.
ResponderExcluirJacilene, os dados do Canal do Tempo não se referem a um ano específico, como você citou. Eles são estatísticas históricas, de como o tempo se comporta em Salvador há décadas. Há, sim, anos em que nem chove em julho, como no ano passado, quando fui à praia em julho.
ResponderExcluirMas as estatísticas do br.weather.com, como falei, são sobre comportamento histórico do tempo e não de um ano específico.
tony pacheco
A prncipal diferença entre BH, Sampa e até Lisboa em relação a Salvador, é que na hora que o sol aparece ele vem com força para compensar a chuva, vale a pena esperar.
ResponderExcluirTodos os dia leio o Inimigos, eagora copio e envio por email pro povo que conheço, que só lêem noticias assim e olhe lá... Mas parece que vocês estão gritando ali na Barra em frente à praia com essa chuva toda, ninguém ouve, não tomam pé da situação. Acho que estou pessimista, mas estou vendo a sociedade tão desmotivada de tudo,me sinto desamparada sem ter para quem reclamar, entendem, um sentimento de impotência, sei lá. Desculpe os erros, mas fui alfabetizada em outro sécula e estou por fora das novas regras ortogràficas.
ResponderExcluir