terça-feira, 6 de abril de 2010

O alvo é Lula

tony pachecO

Li, ontem e hoje, na "Tribuna", duas reflexões excelentes sobre o atual processo eleitoral brasileiro. No de segunda, Merval Pereira fala sobre "Continuidade e mudança" e trata o eleitor brasileiro como um sujeito capaz de identificar Lula e sua candidata Dilma com a continuidade do processo econômico atual de que as pessoas mais pobres estão comprando mais, portanto, estão sendo mais felizes.
No comentário de terça, Hélio Schwartsman ("A cabeça do eleitor") vem com professores americanos analisando o comportamento neurológico dos eleitores e das campanhas, afirmando que há um comportamento padrão no eleitor, como nos viciados em drogas.
Ambos tangenciam, mas não batem no alvo da questão: o eleitor brasileiro confunde-se com a história do próprio Lula. Somos todos muito pobres, a maioria esmagadora dos brasileiros tem histórico de pobreza e de alguma redenção a partir do governo Fernando Henrique, radicalizada no governo Lula, que simplesmente pegou as esmolinhas dadas pelo governo FHC aos miseráveis e transformou em esmolas médias.
Lula venceu sua quarta tentativa eleitoral batendo no fato de que FHC poderia dar muito mais, mas não deu porque era mau, neoliberal, vendedor de estatais brasileiras para estrangeiros espertos. Com isso ele ganhou os mais simplórios e até a classe média.
Lula continuou, nos seus 7 anos e meio de governo, a fazer o mesmo que FHC fez, só que aumentou, efetivamente, o poder de compra de milhões de brasileiros. Mas aumentou, muito mais, a capacidade de compra de seus correligionários do PT, PCdoB, PSB e outros partidos que o apóiam. Foi um início de construção de uma nova classe dominante. Enquanto FHC era a continuidade histórica dos grupos que mandam no Brasil há séculos, Lula mantém aquelas classes dominantes anteriores (representadas aqui por empreiteiros, banqueiros, multinacionais etc.) nos seus esquemas de ganhar muito investindo pouco, mas coloca seus apaniguados em cargos públicos regiamente remunerados e ao povo dá um "upgrade" (crescimento) real no salário mínimo, lançando milhões no mercado de consumo.
Para desconstruir esta imagem de Lula, de que ele melhorou a vida de milhões, é necessário provar que ele, assim como FHC, poderia ter MELHORADO MUITO MAIS.
E mostrar que esta cobrança de impostos brutal que ele faz mais do que FHC nos salários dos trabalhadores (de salário mínimo e de salário máximo), poderia ser direcionada para diminuir o preço de tudo que se compra: de um tomate na feira até um automóvel na concessionária.
O melhor exemplo a ser usado foi o que aconteceu com a medida de Lula de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados incidente sobre geladeiras, máquinas de lavar e automóveis. Milhares e milhares de pessoas trocaram seus eletrodomésticos e automóveis velhos por novos e milhões pegaram a rebarba, adquirindo seminovos em ótimas condições.
Quem quiser derrotar Lula tem que dizer que ele deveria ter feito isso com mais intensidade, não para reduzir o número de miseráveis, mas, sim, para extinguir a miséria, como nos países europeus ocidentais, no Canadá e no Japão. Mostrar que o mesmo carro Fox que compramos aqui por 40 mil reais, é vendido no México por 20 mil reais e nos EUA por menos de 15 mil reais. Mostrar que TUDO PRO BRASILEIRO É MAIS CARO porque o governo Lula é o maior cobrador de impostos do mundo.
Se Lula não fosse o maior cobrador de impostos de nossa história (é isso que tem que ser dito), não teríamos milhões de jovens desempregados como temos, milhões de mães e pais de família que só fazem pagar contas e contar centavos no fim do mês, milhões de pessoas envolvidas no tráfico de drogas por falta do que fazer (lembrar da velhinha, aqui de Salvador, que vende crack para sustentar os netos, seria fantástico...), milhões de meninas e meninos na prostituição nas grandes cidades, milhões sendo maltratados nas filas do SUS, milhões sendo assaltados e mortos nas favelas e nas ruas das cidades etc. etc., pois nossas mazelas atuais continuam tão gritantes como nos tempos de FHC, do general Médici ou de Dom Pedro II. Só mudam as moscas, a merda continua a mesma.
Lula poderia ter feito mais, por ser de origem pobre, mas não fez. Não fez e sua candidata não fará. Este seria o discurso correto.
Ganharia a eleição quem assumisse publicamente, dando os percentuais e tudo, que DIMINUIRIA IMPOSTOS em toda a cadeia produtiva brasileira, para lançar dinheiro nas mãos da população (empresários e povo) e não nas mãos dos "companheiros", que estão se refestelando. Mas, principalmente, diminuiria o Imposto de Renda, que só pobre e remediado pagam.
Mas, para ter Lula como alvo, é necessário ter coragem e ter um plano claro para substituí-lo, pois bater nele sem dizer claramente onde ele falha e onde se pode fazer melhor do que ele, é inútil. Tem que bater e dizer claramente o que fará de melhor para todos, miseráveis, pobres, classe média e ricos, afinal, todo mundo é brasileiro.
E, finalmente, quanto aos colegas que analisam cabeça de eleitor como se ela tivesse lógica, só cito Freud: Freud proíbe, energicamente, qualquer psicanalista de sua linha ortodoxa de analisar analfabetos. O que isso tem a ver com nosso momento eleitoral? Brasileiro ainda é, em sua maioria esmagadora, pobre, desinformado e preconceituoso. Não entende mensagens subliminares.
Quer ganhar a cabeça deste tipo de eleitorado que vive vendendo o almoço para comprar o jantar?
Dê-lhe emoções reais que ele entenda. Explique de onde vai tirar o dinheiro para melhorar a vida de todos, sem exceção. Não diga só que vai fazer a vida melhorar. Diga que O DINHEIRO EXISTE, SÓ ESTÁ NAS MÃOS ERRADAS. Se complicar ou vier com boas intenções que pareçam impossíveis de serem realizadas (como Marina Silva), já perdeu...

7 comentários:

  1. Este é o nívdl de debate que espero de vocês.

    Ronaldo Casali

    ResponderExcluir
  2. eu continuarei votando em MARINA SILVA e depois disto tudo votarei novamente em MARINA seus invejososssssssssssssssssss................

    ResponderExcluir
  3. será que é influência da semana santa: estão procurando um novo "salvador" da pátria (tancredo neves, fernando collor de mello, fernandinho beira-mar etc.)???

    saibam vocês, pois, que para o nosso hemisfério sul ele - o salvador - já nasce morto, e isso por falta de proteína animal!!!

    ResponderExcluir
  4. cadê o zé do bode, este sim é o melhor candidato para o brasil e adjacências?

    ResponderExcluir
  5. A única ciência social que efetivamente influencia o comportamento das pessoas é a economia. FHC não fez seu sucessor porque seu governo teve crescimento econômico pífio. Lula sabe disto mas Tony não. Quem é o analfabeto dos dois?

    A redução de impostos, e isto até as pedras das ruas sabem, depende da redução dos custos do Estado. A redução destes custos implica no combate à corrupção, principalmente nas licitações, e da redução dos investimentos em infra-estrutura, serviços e programas sociais, que Tony chama de ESMOLA. Como fazer TUDO isto de uma só vez? Para Tony, Alex e Ricardo é fácil, é só querer. Quem acredita que é tão fácil assim, exceto os nominados?

    Mas Tony está certo em uma coisa: um eleitorado analfabeto, que pensa da mão para a boca, não tem capacidade para analisar abstrações, daí qualquer comunicação com estes biltres de cabeça de toucinho precisa tocar emoções simples, estômago, instintos, principalmente de sobrevivência, preconceitos.

    Vender é fácil, entregar o que se vende é que é dificil, quem conhece a psicologia dos estelionatários, empresários e demais bandidos sabe disto, eles vendem mas não entregam, ou não entregam tudo que vendem. Vencer uma eleição é uma coisa, governar é outra, acima de tudo porque sem dinheiro não se pode fazer nada, a não ser que se recorra ao trabalho escravo como os faraós e às requisições e expropriações como os Bolcheviques. Daí prometer como Tony sugere pode ser certo do ponto de vista tático mas será absolutamente antiético, uma estelionato eleitoral, uma obra demagágica com sérias consequências eleitorais futuras para quem embarcasse nesta aventura destituída de princípios e de qualquer moralidade.

    Contudo, é indubitável que a redução de impostos é uma maneira de se combater a miséria, deixando mais algum no bolso do cidadão, e terá que acontecer um dia.

    Vejamos um exemplo prático. Um trabalhador de carteira assinada custa 101% para a empresa mas só recebe 50% deste desembolso, o restante vai para FGTS (uma poupança compulsória absurda pois ninguém pode ser compelido a poupar), previdência, etc. Bastava que o trabalhador recolhesse a previdência, para poder se aposentar e ser socorrido quando desempregado, o resto deveria ser entregue para ele gastar como quisesse. Isto aumentaria o poder aquisitivo da classe trabalhadora com efeitos na economia. Mas quem tem coragem de fazer a reforma trabalhista, acabando inclusive com a Justiça do Trabalho, enfrentando os interesses escusos e corporativistas dos sindicatos, advogados trabalhistas e juízes do trabalho?

    Será que os inimigos da ditadura cubana vão censurar meu comentário?

    ResponderExcluir
  6. Aqi pra nós, um comentário desse tamanho o sujeito devia assinar. Voces do Inimigo estão ficando véio e broco.

    ResponderExcluir
  7. e eu que vou continuar anonimo sabe porquê ?porque so faço comentarios porretas e vcs nao pode perder o humor que prometeram lá em cima no blog tao lembrados ???? entao leiam o que vcs escreveram ora ora e outra coisa so chamo vcs de sequelados -amalucados muitos doidos e de esquizofrenicos afinal todos somos um pouquinho de médico e louco todos temos um pouco. ah deixem vá se vcs perderem o senso de humor então nao vou ler mais nem postar mais..ah deixem de idiotia e frescuras vou continuar anonimo e escvulhambando. pertubando e agitando a massa encefálica de vcs também ah não percam o que vcs tem de melhor essa doce loucura de invejar e falar de tudo e de todos se nao for assim vou me embora morar numa caverna e dividir frutas com os companheiros morcegos - serão melhor do que discutir com vcs.a vaidade ta pegando vcs.por favor eu preciso desse espaço para minha catarse .me ajude.nao posso pagar PSIQUIATRA.............

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.