segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ignorância pode ser fatal


O turista, num país muçulmano, pode deparar-se com esta cena: mulher adúltera apedrejada em praça pública.

toNy pacHeco

Tenho uma pinimba contra esportistas e seus torcedores (embora seja apaixonado pela prática de esportes - com exceção dos radicais, tipo asa delta, surf etc.) e, agora, vejo dois esportistas brasileiros de esportes radicais, Marco Archer e Rodrigo Goulart, serem condenados à morte na Indonésia.
Até "Veja", tão isenta na maioria das vezes, desta vez está a favor dos velhinhos (um de 32 e outro de 42 anos), chamando a Indonésia de país atrasado, medieval etc. e tal. Ora, mas e os EUA? Campeões mundiais das liberdades democráticas, também não têm pena de morte? Inclusive para menores de idade?
Ora, aí eu volto ao meu preconceito contra esportistas (e torcedores). O que se vê é que quem gosta demais de esportes, normalmente é totalmente ALIENADO da sociedade à sua volta. Sendo prático e objetivo: estes dois brasileiros não sabiam que a Indonésia é o maior país muçulmano do planeta Terra? Ignoravam que em país muçulmano até beber uma cerveja é crime, quanto mais cheirar e VENDER cocaína e, ainda mais, 19 quilos? Estas criaturas, como bons esportistas, devem odiar cinema, pois se não teriam visto "O Expresso da Meia-Noite", filme terrível em que Hollywood mostra o calvário que foi a vida de um americano preso na Turquia (outro inferno muçulmano) por porte de droga.
Só para se ter uma idéia, num país muçulmano um sujeito de 50 anos pode casar com uma menina de 10 anos, mas não pode fumar um baseado.
Seria o mesmo que um indonésio visitasse o Brasil e resolvesse fazer sexo com uma menina de 10 anos e ainda casar com ela, colocar-lhe uma burca dos pés à cabeça e querer viver livremente aqui. Ele ia parar na cadeia, com certeza.
Cada país tem suas leis. ANTES de visitá-los, diz o bom senso que devemos nos informar o que é crime e o que não é por ali. Lembro-me que quando trabalhava no jornal "A Tarde", recebi uma passagem aérea para visitar Havana, em Cuba. Disse "não, obrigado!" Tentei passar para mais ou menos uns 10 colegas, ninguém aceitou. Jornalistas, normalmente, são bem informados e não querem ir passear numa ditadura sangrenta que encara tudo como crime político. Vai que a gente tá lá e dá uma derrapada... Fud... Tá na cadeia, sem dó nem piedade.

LISTA DE INFERNOS

Para não perder o mote, resolvi fazer uma lista de países que ninguém deve visitar, em hipótese alguma, sob minha óptica, qual seja, NUNCA VÁ A UM PAÍS QUE TRATA MAL SEUS PRÓPRIOS CIDADÃOS, pois você pode ser a próxima vítima.

AMÉRICA: não pise em Cuba, Nicarágua, El Salvador, Jamaica, Haiti, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Paraguai. Por que? Em graus maiores ou menores, todos têm sérios problemas de respeito às liberdades públicas e, em alguns casos, são verdadeiras armadilhas para turistas. Se estivesse falando para estrangeiros, colocaria o Brasil também. Mas, não é o caso, no momento...

EUROPA: não chegue perto da Rússia, Moldávia, Romênia, Sérvia, Turquia Européia, Eslováquia, Ucrânia, Bélarús e Bulgária. São países que ainda não se adaptaram ao que é democracia e você pode ser preso por qualquer bobagem. Visite a Europa Ocidental, é muito mais bonita e tranquila.

ÁFRICA: o continente, ao Norte, é formado de países muçulmanos, como Egito e Líbia. Não é preciso dizer mais nada. No Centro, na selva equatorial, ditaduras sangrentas, como no Congo, Ruanda ou República Centro-Africana. Ao Sul, uma falsa democracia chamada Angola onde o presidente é eterno e na ponta meridional um país que chafurda em injustiças sociais gravíssimas, que é a África do Sul, onde, como no Brasil, há um assaltante em cada esquina. Às vezes, dois ou mais...
Só tem uma única democracia que merece este nome. O Senegal. Contudo, a maioria é islamita e em país muçulmano, como você sabe, há juízes que entendem que só o fato de se nascer mulher já é um crime. Portanto...

ÁSIA: entre países muçulmanos de um lado (Arábia Saudita, Irã, Omã), países totalmente miseráveis de outro (Índia, Sri Lanka, Bangladesh) e ditaduras sangrentas, como a China, Mianmar e a Coréia do Norte, sobra para você visitar, a Tailândia, o Japão, a Coréia do Sul e Taiwan (Formosa). Ignore o resto, pois Israel, por exemplo, é uma democracia, mas é cheio de islamitas que podem explodir tudo à sua volta. Com você junto.

OCEANIA: só num país você não deve se aventurar, Papua Nova Guiné, mas o resto é show, a começar pela Austrália e Nova Zelândia.

Boa viagem!

9 comentários:

  1. SAIS PAISES DE P..............GOVERNADOS POR DAMAS DA NOITE...........GOVERNADOS POR SACANAS................

    ResponderExcluir
  2. caraca,é o velho Toni editoral de Internacional da Tribuna voltando a ativa. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Tony, sobre a Àsia, será que não esqueceu de Cingapura?
    Estive por lá a trabalho nos anos de 2006 e 2007 e vi que se trata de um país altamente desenvolvido, índice de criminalidade perto de zero e estaria, a meu ver, ao lado de Japão e Coréia do Sul, como citou.
    Um abraço,
    Rene Santos

    ResponderExcluir
  4. Cuba é ruim? agora eu sei porque comunistas historicos como Chico Buarque, Verissimo, jorge Amado e Nemayer tem/ tinham apartamentos na maravilhosa Paris, ao invés de em Havana.

    ResponderExcluir
  5. Pra Rene Santos:

    companheiro, Singapura é um dos regimes mais fechados e ditatoriais da Ásia. O estrangeiro não sente isso, pois, normalmente, está naquela ilhazinha a negócios, trabalho, mas, pouquíssimos a turismo, pois quando você começa a se esbaldar (e a crônica está cheia de casos a respeito), sente o peso da mão tirânica do Estado, um misto de islamismo malaio com o modo de produção asiático chinês (as duas etnias predominantes). Pra você ter noção, é um país que ainda pune as pessoas com chicotadas em público.
    Tô fora e não recomendo a ninguém ir.

    ResponderExcluir
  6. O Paquistão eh show de bola. Eh islamico, eh ditadura e soh tem miseravel. uashduashduahsduahshdh

    ResponderExcluir
  7. é muita babaquice viu... e pensar que esse cara não deve conhecer nadica de nada do mundo. fica aí escrevendo bobagem como se fosse o suprasumo da cultura, o arauto da democracia. que democracia mesmo você defende rapaz? a democracia de tio san que se arvora a dona do mundo e não sabe viver em harmonia com outros povos? a democracia de espanha que está condenando o juiz gabriel garzon porque o dito juiz condenou ditadores? a democracia da frança que vê nas suas ruas, dia após dia, negros africanos e ciganos serem humilhados e até espancados pela polícia sem que nenhum crime tenham cometido numa perseguição sem fim aos imigrantes? ou a democracia da itália, conduzida pelo magnata da mídia que manipula a opinião pública e não tem nenhum respeito pelas pessoas mais humildes? se é assim, é muito melhor tomar banho de mar nuzinho da silva em varadero ou em tropicoco, em cuba, vendo aquelas negras de top less, lindas, educadas e bem alimentadas, se banhando e tomando sol naquele que é o mar mais delicioso das américas, quiça do mundo e sem que ninguém lhe moleste. e pra completar, nada melhor do que sair pelas ruas de havana velha durante a noite, sem medo de ser assaltado, tomar um havana clube sete anos, fumar um puro e curtir uma música deliciosa que faz bem ao corpo e ao espírito. pois é meu caro: preconceito é uma das maiores cegueiras do munda. e haja cego.

    ResponderExcluir
  8. Esse aí deve ser dos PTralhas que viajam pra Cuba com o dinheiro dos nososs impostos.

    ResponderExcluir
  9. Não posso crer que alquém que seja jornalista escreva assim sobre o mundo. Eu sou portuguesa e já fui a mtos países. Sempre me informo de como é que se lá vive para respeitar as suas tradições e leis, e agradeço que o façam qdo vierem a Portugal. Como dizem, cada país tem as sua leis. Há que respeitá-las para tb ser respeitado. Aqui em Portugal tb há mta gente a dizer mto mal mesmo do Brasil, q só há bandidos, etc. Por outro lado, há mta gente a ir ao Brasil várias vezes por ano e nunca teve um problema. Eu venho do norte de Portugal, duma vila calma e qdo vim para Lisboa tinha medo pq era uma cidade grande. Estou cá há 17 anos e nunca me aconteceu nada cá. A minha mãe lá na terra foi assaltada uma vez por esticão e tb a casa dela o foi. Viver é um risco. Devemos respeitar para ser respeitados, o que tiver de acontecer acontece em qq lugar. Até conheço gente q foi ao Irão (Irã, como vcs aí dizem) (mulheres sozinhas) e adoraram. Como jornalistas não deveriam ser assim. Considero mta xenofobia nas vossas palavras.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.