quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ainda sobre chuvas, corrupção e incompetência


As ruas de Paris não inundam porque debaixo delas há estas galerias onde passa até um carro de Bombeiros


As galerias de águas pluviais de Paris viraram atração turística

tony pachecO

Pensei que tinha sido claro. Não fui. A culpa é minha e não de quem leu.
Gosto de Salvador. Moro aqui por opção, portanto, é um sentimento mais forte do que quem não teve escolha. Gosto mais daqui do que do lugar em que nasci. Por isso moro aqui. Então, esta parte acho que, agora, ficou clara.
Por que insisto em denunciar as mazelas de Salvador? Porque quero viver numa cidade melhor, com mais qualidade de vida, com menos miséria. Melhor para mim e para outros 3 milhões de habitantes.
Quanto ao post sobre chuvas, a intenção é denunciar o descaso e a incompetência de nossas classes dominantes, desde o tempo de Thomé de Souza até agora, pois abrem ruas e avenidas e simplesmente ESQUECEM de colocar embaixo do asfalto as INDISPENSÁVEIS galerias de captação de águas pluviais, ou seja, águas de chuva.
Aí neguim vai dizer: "Ora, comparar Paris com Salvador?! Você é idiota, Tony?"
Não, pelo menos nos testes que fiz não deu idiotia...
Quando Paris construiu suas galerias de águas pluviais, há 200 anos, a França era muito MAIS POBRE que o Brasil. Mas muito mais pobre, MESMO!
Somos, hoje, a oitava economia do planeta. Nada justifica a miséria infraestrutural em que vivem nossas cidades. Só o roubo, a corrupção e a INCOMPETÊNCIA explicam que as metrópoles brasileiras, até hoje, não contem com um sistema gigantesco de captação subterrânea de águas pluviais para evitar enchentes e tragédias.
É INCOMPETÊNCIA e IGNORÂNCIA de todos os políticos, não ver que somos um país tropical onde chove absurdamente e, por isso, não se pode morar em barranco (isso para os miseráveis suicidas que insistem em proliferar como ratos, encher as encostas de lixo, jogando toneladas de entulho nas bocas-de-lobo e exigir, DE GRAÇA, tudo do Estado - saneamento, habitação, lazer, educação, segurança, mobilidade, saúde etc. etc. e como o Estado está lotado de corruptos, SOBRA PRA NÓS que pagamos impostos diretos, fazemos um, dois filhos ou nenhum, mas LEVAMOS NAS COSTAS uma renca de gente que não paga um puto de imposto direto, mas quer usufruir todos os serviços do Estado).
E as autoridades brasileiras são tão incompetentes (com as exceções raras de praxe) que não vêm que num país tropical que chove pra diabo, ANTES DE ABRIR UMA RUA, tem que construir galerias gigantescas embaixo delas.
Aqui, por exemplo, vou rememorar: abriram-se as avenidas de vale, elogiadíssimas, mas só meteram a Patrol, cascalho e uma borra de asfalto em cima. A Av. Centenário, por exemplo, só em 2008 foi agraciada com as galerias de captação de águas de chuva que deveriam ter sido construídas antes de ser concluída e entregue. Só que esta avenida foi idealizada nos anos 1940 pelo Epucs (Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador). Demorou 48 anos para sentirem que não podiam abrir uma avenida sem galeria pluvial. É demais...
Veja a Av. Luís Eduardo Magalhães. Novíssima e já enche. Deve ter uma galeriazinha de nada ali embaixo daquele asfalto.
Aí entra TAMBÉM a MÍDIA DESINFORMADA. A mídia pede novas avenidas em Salvador e elas serão construídas. Agora, por que NENHUM órgão de imprensa COBRA, durante as obras, a construção de galerias pluviais? Por que nem sabem o que é isso...
É dose!
Espero ter sido claro agora. E não volto tão cedo a este assunto, pois quem dá luz a cego é Santa Luzia.

10 comentários:

  1. Vc num tem medo de nada não cabra? Baiano gosta de elogio, tnato rico como pobre. Criticar aqui ~e crime, mesmo qdo ~e pra melhorar.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de lembrar aos INCOMPETENTES (e também aos competentes) que além das avenidas centrais precisarem de galerias pluviais para coleta de água da chuva, às nossas encostas (periferia) devem ser priorizada nesse processo de re-urbanização, pois chega de obras para "inglês" ver: avenidas de vale; ponte ssa/ itaparica; mirantes de não sei onde etc...

    temos de ir onde o povo estar, não só no período eleitoral, mas durante todo o tempo (faça chuva, faça sol!) para sanear as disparidades existentes entre o centro e a periferia!

    perguntinha sacana: cadê o bahia azul, a panacéia dos anos noventa???

    ResponderExcluir
  3. tony,

    sei que você não é nenhum ingênuo, portanto é impraticável executar obras que não se pode colocar uma "placa" (ou outdoor luminoso)com os dizeres de praxe: FUI EU QUEM FEZ!!

    ResponderExcluir
  4. Tony,
    CONCORDO COM VC EM NUMERO GENERO E GRAU. EU NÃO SEI COMO A CORRUPÇÃO NÃO ACABOU DE VEZ COM ESTE PAIS AINDA. EU ODEIO A CORRUPÇÃO E A CEGUEIRA POLITICA. A FALTA DE HUMANIDADE DESTES CORRIPTOS. É POR ISSO QUE CAMPEIA A VIOLENCIA NO MUNDO. MORTE AOS CORRUPTOS E CORRUPTORES....CONTINUE DENUNCIANDO AJUDANDO SALVAR ALGUMAS VIDAS AINDA...............

    ResponderExcluir
  5. Caras, vocês são demais!!!!!!!
    Seria ótimo se vocês tivessem espaço nas TV, para instruir um número maior de pessoas, com suas idéias, análises e comentários, que somente a insenção de verdadeiros anarquistas (Graças a Deus,he, he, he, ) que são vocês, pode nos trazer.
    Vida Longa aos Inimigos do Rei!

    ResponderExcluir
  6. Acabo de ler um texto da Folha. Puxei uma frase p/colocá-la no m/twitter. É do cientista político Murillo de Aragão. "A ineficiência na gestão das cidades brasileiras é dramática, doentia e trágica". Serve p/o momento atual. 35 anos atras cheguei em SSA pensando que poderia colaborar p/que ela ñ repetisse os erros do RJ e outras cidades. Conhecia mt bem a realidade das favelas.Até pensei q a politica poderia exercer este papel. Qta.ingenuidade. E agora Zé...? Resta-me. Deixar a vida me levar. Qlq. coisa vcs. me encontram no m/blog "A Jurubeba Cultural".Estenio El-Bainy (elbainy@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  7. PQP voces dizem o q eu tnho vontade de dizer,mas sou funcionario estadual e não digo porque tenho q levsr o leit dos meninos.

    ResponderExcluir
  8. nas periferia de nossas cidades (salvador, aracaju, niterói etc.),neste tempo chuva grossa, só se ouve a música de gil:

    Tempo Rei

    Não me iludo
    Tudo permanecerá
    Do jeito que tem sido
    Transcorrendo
    Transformando
    Tempo e espaço navegando
    Todos os sentidos...
    x
    Pães de Açúcar
    Corcovados
    Fustigados pela chuva
    E pelo eterno vento...
    x
    Água mole
    Pedra dura
    Tanto bate
    Que não restará
    Nem pensamento...
    x
    Tempo Rei!
    Oh Tempo Rei!
    Oh Tempo Rei!
    Transformai
    As velhas formas do viver
    Ensinai-me
    Oh Pai!
    O que eu, ainda não sei
    Mãe Senhora do Perpétuo
    Socorrei!...
    x
    Pensamento!
    Mesmo o fundamento
    Singular do ser humano
    De um momento, para o outro
    Poderá não mais fundar
    Nem gregos, nem baianos...
    x
    Mães zelosas
    Pais corujas
    Vejam como as águas
    De repente ficam sujas...
    x
    Não se iludam
    Não me iludo
    Tudo agora mesmo
    Pode estar por um segundo...
    x
    Tempo Rei!
    Oh Tempo Rei!
    Oh Tempo Rei!
    Transformai
    As velhas formas do viver
    Ensinai-me
    Oh Pai!
    O que eu, ainda não sei
    Mãe Senhora do Perpétuo
    Socorrei!...(2x)

    ResponderExcluir
  9. só assim para gilberto gil voltar ao "hit parade"...

    ResponderExcluir
  10. só assim para gilberto gil voltar ao "hit-parede":

    chuva, eu falei muita chuva!!!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.