terça-feira, 22 de junho de 2010

Saramago. Uma voz contra o fascismo português.

José de Sousa Saramago


Ricardo Líper



A natureza é essencialmente assassina. Mata o que cria, como já disse dias atrás. Quando um ser não assassina o outro, no que incluo bactérias e vírus, ela trata de eliminar cada organismo que cria nos tempos que estabelece para eles viverem. Bactérias não têm consciência disso. Nós temos, daí nossa angústia, que disfarçamos, nos esforçando para a aliviar, esquecer disso no dia a dia.
Daí, Saramago se foi. Ele foi uma das vozes contra a beatice e fascismo de Portugal. Um país lamentável, por ser reacionário sempre e, ainda hoje, é. O povo é racista, beato e em grande parte saudosista do período de Oliveira Salazar.
Saramago disse não e combateu a beatice fascista desse país o quanto pode, se exilando nas Ilhas Canárias, arquipélago africano da Espanha. O mundo fica mais pobre intelectualmente com sua morte.
Ainda bem que sua voz fica nos livros, nas suas entrevistas e na memória que temos desse grande escritor.

3 comentários:

  1. liper,

    ...um stalinista a menos no mundo, já vai tarde (saramago, o determinismo hegeliano - com sua síntese dialética maniqueista - e o seu materialismo histórico)!!

    ResponderExcluir
  2. Saramago era ateu,apesar disso foi sem duvida um grande escrevinhador -, um mestre da arte de escrever contemporanea - porém seu sentimento em relaçao a humanidade era algumas vezes mesquinho já que nao crendo em DEUS, nao cria na capacidade humana de transformar para melhor todo o seu habitar,tudo ao redor creio que suas letras transformou alguém - mas maior que a BIBLIA que ele criticava tanto o velho Testamento por causa das mortes - incestos - guerras enfim todas as tragedias que anunciava a aliança eterna da vinda do cordeiro, Jesus,pacto de DEUS com o homem que teve morte de cruz, como foi para nossa eterna SAlvação e RESSUSCITOU ao terceiro dia para nos resgatar a todos que creem sem pieguices, por esta falta de fé que não é imposta, paciencia e esperança, ele se foi, que pena sem muito credito e sem muitas possibilidades de deixar algo escrito que realmente nos faça ler com mais vontade seus livros, sei que o catolicismo deturpou muito a interpretasçao biblica a seu favor - mas creio que na Biblia bem lida e interpretada estao respostas para todo questionamentos,o que nao entendo entrego a DEUS - sabedoria perfeita e nele confio e descanso, ajudai uns aos outros fala Jesus.................

    ResponderExcluir
  3. Não sou leitor das obras de José Saramago. Tentei ler seu livro "O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO" mas não terminei, achei-o rebarbativo, repleto de obviedades, sem graça e sem sumo, acostumado que sempre fui com a leitura dos textos de Machado.

    Contudo, o conceito de intelectual militante e homem público, cidadão com plena consciência de sua responsabilidade e da força de sua opinião diante das injustiças, teve em Saramago um de seus melhores exemplos.

    Gosto desta faceta do escritor português, de sua coragem na defesa de idéias sobre a organização da sociedade e na desconstrução de mitos que amparam o poder do Estado do Vaticano, tema não menos defendido por tentativas de intimidação por seus defensores que os dogmas do marxismo, do qual Saramago foi adepto, quando nada parcialamente, vindo depois a romper.

    Por submeter a uma análise racional os dogmas da Igreja Católica esta lhe devotou ódio declarado combinado com perseguição surda até na nota veiculada em seu jornal oficial chamando-o de "demagogo populista" em seu obtuário, deixando evidente para os inimigos do Vaticano que o "santo padre" não oferece a outra face.

    Admiro a coragem física mas admiro mais ainda a coragem intelectual de quem defende sem rebuços suas idéias e finca pé diante das injustiças e perseguições tal era o caso de Saramago.

    Ave Saramago.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.