quinta-feira, 24 de junho de 2010

Quando os brasileiros acordarem

Alex Ferraz

Gostando ou não, torcendo ou não, acabamos todos envolvidos pelo avassalador tsunami da Copa do Mundo, que invade nossas casas, monopoliza a atenção em bares, repartições, restaurantes, hospitais e penetra, discretíssimo, até em velórios. Concordando ou não com a obrigatoriedade do voto, acreditando ou não nos políticos que se põem na vitrine das urnas, somos todos tomados também pelo tsunami (às vezes de lama) que são as eleições, principalmente quando em nível de presidente da República. Embora os mais esclarecidos saibam que a máquina que governa de verdade e controla a economia, que é o que interessa, é uma só, passível de minúsculos e muitas vezes insignficantes ajustes, e que a cena política é para nos distrair desta cruel realidade, acaba-se crendo que realmente algo muda quando mudamos o homem no Planalto.
Este ano temos os dois tsunamis. Até a partida final para o Brasil, que pode ser na quartas de final, na semifinais ou na final, lá vai o brasileiro sonhando com um troféu no qual jamais tocará nem dele terá um grama do ouro para amenizar suas agruras. Passado o futebol mundial, e mesmo ainda enquanto durar a parte final da competição, vem a campanha eleitoral. Promessas, xingamentos, mais promessas e meras ilusões.
Quando, finalmente, os brasileiros acordarem, com hexa ou sem hexa, com Lula ou Serra, perceberão que continuam amargando filas enormes para tentar vaga num hospital público, que a qualidade do ensino público continua de mal a pior, que o esgoto a céu aberto na sua favela continua jorrando, que a juverntude continua tombando vítima de balas, que o salário mínimo é uma piada de pouco mais de 500 reais e que a vida, para a maioria da população desta terra tropical, continua uma rotina infindável de desilusões, de promessas de bilhões que nunca chegam, de tostões que se vão. E aí vamos esperar uma nova eleição, uma nova Copa (êpa, vai ser aqui!) e assim por diante, até o cemitério.

2 comentários:

  1. acordarão com certeza para sua triste realidade..........só DEUS pode mudar a nossa realidade.............

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.