sexta-feira, 11 de junho de 2010

África, um país de contrastes

Alex Ferraz

O título deste comentário repete um chavão abominável de chamadas, tanto em panfletos turísticos como em jornais e revistas, para textos que tratam de países onde a pujança da natureza e o exotismo de alguns traços culturais (eu disse: ALGUNS!) convivem com com uma situação social retrógada, miserável, abjeta. É quase sempre assim que visitantes com mentes pueris iniciam artigos sobre a Índia que viram, sobre o Paquistão que visitaram ou...Sobre a África!
É o que se tem visto, a fartar e com sobra de metáforas, alusões e “literatura” de péssimo gosto, nas transmissões ao vivo da África do Sul, em razão da Copa do Mundo, e também em muitos textos de jornal. O frenesi histérico de uma população cujo estágio de pobreza ainda é medieval, em contraste com a riqueza de uma meia dúzia (mantendo vivo o apartheid social), ao correr atrás das seleções que chegam em possantes e imensos jatos, cercadas por carrões, segurança e um fardamento invejável, é traduzido pelos narradores do “ao vivo”, em todas as emissoras, como “a imensa alegria deste povo que festeja com orgulho tão importante momento para a nação” ou coisa que o valha.
Nada disso! Histeria semelhante só vi no Haiti, quando a Seleção Brasileira foi fazer um jogo benficiente por lá. É um comportamento tipicamente provinciano, resultado da situação de um povo que, na falta de qualquer perspectiva para si, entra em transe com o inalcançável sucesso alheio, ultramarino. Na minha opinião, os gastos com a Copa da África, a pompa das delegações, os preços dos ingressos, a ostentação de riqueza nababesca que se faz em território africano é um acinte à situação de miséria absoluta e abandono daquele continente. E só é festejada pelos africanos porque, tal e qual boa parte da população brasileira, eles vivem na ignorância total.
Um sinal de respeito seria parar de colocar máscaras bucólicas para esconder a miséria e a alienação absolutas.

3 comentários:

  1. valeu alex,

    chega de tanto ufanismo em torno deste campeonato de futebol...

    só a fifa - e seus apaniguados - sai ganhando!

    ResponderExcluir
  2. eu comentei aqui e vcs não colocaram qualé ???!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. os jornalistas de hoje - com raras exceçoes - mal lê , mal sabe - mal vê, por isso se repetem o tempo todo, não analisam nada, nao v~e que um povo sofrido se agarra em qualquer coisa como tábua de salvação - deveriam escrever diariamente um texto de protesto e encaminhar para o governador, o prefeito ou qualquer deles denunciando diariamente as mazelas socias deveriam ir nas favelas ver a realidade, saindo do ar condicionado das redaçoes queimar calorias e mostrar o povo e seu sofrimento diario sem sensacionalismo etc............

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.