quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O DNA do DEM nos lembra a velha Arena


toNy paCheco

Aconteceu o que se esperava: os manifestantes saíram à rua em Brasília e a Polícia Militar do Distrito Federal, que é comandada pelo governador Arruda, do DEM, acusado de corrupção ativa e passiva, desceu a madeira nos estudantes, todos desarmados, só com faixas nas mãos.
Entre as imagens, vi uma faixa negra com o A circulado do anarquismo e este pessoal foi especialmente agraciado com cassetetadas, balas de borracha, spray de pimenta e, patético, um coronel da PM agrediu um jovem estudante porque tinha uma mensagem contra Arruda na camisa. O coronel rasgou a camisa do menino. Os cinegrafistas da Rede Record receberam uma bala de borracha pelos peitos, porque imprensa, pra essa galera, deveria ser só para "coisas positivas".
Igualzinho nos tempos da ditadura militar, sem tirar nem por.
Os anarquistas denunciam desde o séc. XIX que a democracia burguesa não passa de uma estratégia para manter as massas no comodismo, permitindo manifestações públicas aqui e ali, mas mantendo o mesmo aparato de repressão das massas de qualquer tirania.
No caso específico do DEM, é claro que a Polícia Militar de Brasília é muito mais violenta do que qualquer outra do País. E por que? Como dizia minha avó Verônica, uma alemã retada, "o vício do cachimbo faz a boca torta". Quem é o DEM, o partido dos "Democratas"? É a mesma galera que era do PFL. E quem era o PFL? Era o PDS, partido de Sarney, ACM e outros próceres da República, gente honesta cuja história está escrita com letras de ouro em nossas memórias. E quem era o PDS? Ora, a velha e submissa Arena. A Aliança Renovadora Nacional, partido criado pelos ditadores militares para lhes dar suporte no arremedo de Congresso Nacional que eles permitiam funcionar durante o período de terror que foi de 1964 a 1985.
Portanto, é uma questão de DNA. O DEM é a mesma falecida Arena. Mudou de nome, mas o gene autoritário é o mesmo. Não suportam contestação popular, mesmo quando são pegados com a boca na botija, como é o caso do governador Arruda.
E é assim, mas nem sempre será. Tem sempre uma hora que as pessoas enchem o saco, não aguentam mais tanta manipulação (via futebol, música, religião, família, TV, rádio, jornais...) e saem mesmo à rua e com PM ou sem PM, metem a porra nos ditadores, disfarçados ou não de democratas.

6 comentários:

  1. esses porra ajudavam os generais a manter o país no medo e agora que consdeguiram um governo estadual em Brasília estão ensaiando como manter o povo debaixo dos coturnos. Essa galera não pode voltar ao poder NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  2. Acreditndo na democracia dessa coluna.Gostaria de perguntar, porque essa mesma mobilização popular(contando inclusive com os estudantes)não se pronunciaram da mesma forma quando o pais inteiro foi nefastamente sacaneado pelo Sr.SARNEY e seus demandos?
    CADÊ A UNE?
    PORQUE TANTO COMODISMO DESSES MESMO MANIFESTANTES...QUANDO SARNEY SINICAMENTE MENTIU PRO BRASIL INTEIRO, MESES A FIO.

    ResponderExcluir
  3. Taí, Tony ensina ao idiota do Alex Ferraz a ser coerente,não duvido ele aparecer aqui dizendo que essa policia tem gente de Lula fardado.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado que a imprensa pelega, corrupta como a Globo, Veja, Estadao,Folha, a Veja que tem o doente mental Mainardi(revoltado com tudo porque fez um filho mongoloide)o filho deve ser mais normal que ele, essa imprensa comercial nao divulga nada? se o caso arruda fosse do PT heim?não viram o que a ex-poderosa Globo fez no apagao? e agora no alagao do Serra esconderam tudo culpando o povo pobre que joga lixo no tiete......adoraria fazer parte de um povo a pegar nas armas e matar gente safada golpista da imprensa corrupta nacional.

    ResponderExcluir
  5. "Mensagem para os membros dos Poderes da Repúblic"

    Tenho reiteradamente escrito diversos artigos externando meu descontentamento com o rumo que está, há muito, sendo dado pela maioria dos ’Senhores dos Poderes’ ao nosso Brasil.

    Este país merece respeito.
    Nós, a Nação, exigimos, fundamentados nas garantias asseguradas pela Constituição da República, respeito.
    Respeito aos nossos direitos e à nossa dignidade como criaturas e como cidadãos.

    Basta de atuarem os membros dos Poderes ’em nome da lei’, quase que exclusivamente para aurirem benefícios pessoais, em detrimento dos reais direitos existentes e que a todos abrangem, vez que o Poder Constituinte Originário especialmente convocado para elaborar a Constituição de 1988, em Assembléia, a todos igualmente contemplou, inserindo-os no bojo de nossa Lei Maior.

    A Saúde, a Educação, a Liberdade de Imprensa, o Direito de Ir e Vir, o Direito à uma Aposentadoria ( ou/e Pensão) dignas, para qual houve a contribuição exigida e, ressalte-se: bem mais elevada é a contribuição/mes, do que o valor percebido/mes quando da aposentação...

    Ademais, os indevidamente chamados "benefícios", na verdade, são tão ínfimos, que não suportariam a uma séria análise jurídico-atuarial, pois a defasagem e mesmo a ilegalidade na manipulação dos índices de ’reajustamento’ dos benefícios (refiro-me aos benefícios concedidos pelo RGPS) são flagrantes.
    Há necessidade, inclusive, de a lei ser modificada, nivelando em valores, o Salário de Contribuição ao de Benefício. "But this is another story", como diria Kipling.

    Ressalto, outrossim, que o (sic) tão propalado ’aumento’( se ocorrer...) não bastará sequer para cobrir a inflação e garantir o poder de compra dos aposentados. Portanto, apelidá-lo de ’aumento’, chega a ser jocosamente (?!) humor negro.

    Dizer que (sic) onerará o caixa do Tesouro, não explica, tampouco justifica, para sua não concessão real, vez que o AUMENTO (este sim, devidamente apelidado) que os senhores membros dos Poderes, se auto concedem, parece não onerar ’tesouro’ algum, pois procede das burras do Tesouro, para o qual contribuímos todos com os escorchantes e sempre crescentes impostos.

    Lembro, por oportuno, que os homens públicos de Pindorama, percebem mensalmente, muito mais - não só em espécie como em benesses, muito mais mesmo, do que os representantes dos povos de França e dos Estados Unidos da América do Norte (só para citar dois países).

    O "Contrato" firmado entre o Estado Brasileiro (na figura de seus representantes) e os cidadãos, é letra morta para a maioria dos senhores.

    A Constituição é desrespeitada "per fas et per nefas", mesmo no Supremo Tribunal, quando é de interesse de classes privilegiadas ou de pessoas que integram os Poderes ou mesmo de seus familiares, amigos e até mesmo agregados.

    O que está sendo feito com a primacial função do STF, que é justamente a de defender os Princípios todos nela, Constituição-Maior insertos?

    Essa última e malsinada Decisão do Plenário do Pretório Excelso, é uma das muitas que têm feito o povo brasileiro sentir-se ludibriado, vilipendiado, tratado como ’resto, excesso, sobra ou diferença’ da ’matemática humana’ usada nos cálculos dos senhores...

    O torto fiel da balança da Justiça brasileira, faz com que um de seus pratos penda quase sempre, para favorecer os ’amigos do rei’.

    Estamos todos fartos de saber que nesta nossa injusta justiça há dois pesos e duas medidas: uma, para os ’Poderosos’ e outra, para a ’arraia miúda´ - nós, o povo, que, em primeira e última análise, sustentamos os gastos desnecessários de Vossas Excelências.

    Poderia parecer contrasenso, mas não é.

    A propósito, vale transcrever o que pensava o inteligente Drummond:

    "Partido político é um agrupamento de cidadãos para defesa abstracta de princípios e elevação concreta de alguns cidadãos."

    Mirna Cavalcanti de Albuquerque

    ResponderExcluir
  6. Caro Alex,

    Como sempre, comentário lúcido e coerente. Seus escritos revelam uma extraordinária independência. E possuem um estilo bem particular. Acho sensacional o "Nanadinha".

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.