quinta-feira, 1 de julho de 2010

Casseta & Planeta, urgentíssimo!

Alex Ferraz

Além de ser um desfile de cachecois e casacos fashion, a transmissão pela TV da Copa do Mundo 2010 tem me impressionado pela repetição de observações absolutamente óbvias e desnecessárias, como as que dizem respeito ao clima, por exemplo. Reparem que praticamente todos os jornalistas que falam de lá fazem questão de assinalar que está fazendo frio, que as temperaturas são baixíssimas (sic) etc. Claro! Estamos em pleno Inverno no Hemisfério Sul (a metade do planeta que fica abaixo da Linha do Equador) e a África do Sul, que, como o nome já diz, fica no extremo Sul da África, quase na mesma latitude do nosso Rio Grande do Sul, tem, então, temperaturas baixas, tão baixas ou às vezes nem tanto quanto as registradas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, até mesmo na capital paulista (onde já peguei seis graus!) e, para chegarmos ainda mais próximos, equivalentes às de algumas cidades baianas como Piatã, na Chapada Diamantina, onde a temperatura chega a zero grau facilmente, no auge do Inverno. Então, senhores, espantoso seria registrar 12 graus em Teresina ou no Saara durante o dia (porque deserto, à noite, é frio paca).Outra coisa de tabaréu é ficar chamando a atenção, todo o tempo, para o fato de lá ser noite quando aqui ainda é dia. Ora, ora. Isso acontece desde que o planeta Terra, oriundo da fusão da massa de poeira cósmica que orbitava o Sol há cerca de cinco bilhões de anos, passou a girar sistematicamente em torno do seu próprio eixo. Giramos a 1.600 km/h e a cada momento partes são expostas ao Sol (dia) e outras vão entrando na escuridão (noite), eternamente (queremos crer) no sentido Oeste/Leste. Portanto, não me espanta que aqui seja meio-dia e no Japão seja meia-noite, já entrando no dia seguinte.Olha, gente, acho que nem o saudoso Bussunda, se vivo fosse (como gostam de dizer os jornais), proporcionaria situações tão risíveis como esta cobertura da Copa. Na verdade, o que me parece é que, considerando toda a população brasileira como oligofrênica (ainda que certa parte o seja, de verdade, como de resto acontece em todo o mundo), os coleguinhas que estão na África mostram o clima e o fuso horário para nós como os primeiros portugueses que aqui chegaram faziam com os índios, ao lhes darem espelhos de presente. Ah, galera, ninguém merece!

2 comentários:

  1. abram o olho jovem....jovem.....estudem meninos.......leiam.......leiam.....leiam...........por favor por amor de DIO..............

    ResponderExcluir
  2. jornalismo braxsileiro é ruim, mas o esportivo é rtuim demais da conta

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.