quinta-feira, 22 de julho de 2010

Quando é que o Brasil vai ficar pronto?


Note que não há acostamentos e os caminhões acabam espremendo os carros menores. Eu teria vergonha de presidir o Brasil e deixar esta situação na maior rodovia do País.




tonY PAcheco


Ao viajar pra fora do Brasil, o que mais me impressionou, tanto nos EUA, por duas vezes, e na Europa, foi o fato de que a infraestrutura dos países desenvolvidos era infinitamente melhor que a brasileira.

Viajar de automóvel de Miami, na Flórida, até Washington, por rodovias de concreto em vez de asfalto de até 10 faixas de rolamento ou de Lisboa até qualquer capital da Europa por trem ou de automóvel impressiona, pois está tudo pronto lá, à disposição dos cidadãos comuns. Não se vê estrada ou linha férrea sendo construída. Eles já passaram por isso.

Pano rápido.

Corta para 1986, quando comprei meu primeiro carro zero quilômetro. Sarney era presidente da República e Dilson Funaro (já falecido) era ministro da Fazenda. Eles lançaram o Plano Cruzado e como tenho formação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e também pela UFBA, o pouco que aprendi me dizia que o Plano Funaro era um Plano “Furado” e publiquei um artigo sobre isso em “A Tarde” graças à paciência de Cruz Rios, então secretário de Redação.

Como sabia que era um plano furado, procurei logo comprar meu carro zero enquanto tudo não ia por água abaixo, como alguns meses depois acabou indo.

E, nisso, realizava um sonho de infância que era sair dirigindo meu próprio carro pelas estradas do Brasil.

TUDO EM OBRAS

Peguei meu Santana Quantum 1986, zerinho, e me joguei na Rio-Bahia (BR-116) com um amigo tenente do Exército para o revezamento ao volante. Destino: Minas Gerais. Percurso: 1.550 km, quase o equivalente a ir de Lisboa a Paris atravessando Portugal, Espanha e França. É muito chão.

Nunca me esqueço que o que mais me chamou a atenção foi a pobreza das populações à beira da Rio-Bahia, principalmente na Bahia.

O outro fator de destaque foi a quantidade de trechos em “obras de recuperação” e a quase ausência de acostamento tanto na Bahia quanto em Minas Gerais.

Para uma rodovia que é o maior eixo rodoviário do Brasil, com 4.385 km (quase o equivalente a atravessar a Europa inteira, de Lisboa a Moscou), causou-me espanto o asfalto de péssima qualidade, a sinalização pífia, a buraqueira e ser uma via de apenas duas faixas: mão e contramão. E este desmazelo numa rodovia que liga Fortaleza, no Ceará, a Jaguarão, no Rio Grande do Sul, servindo também de ligação entre Rio e S. Paulo, trecho em que é chamada de Via Dutra.

A partir de 1986, todos os anos, uma ou mais vezes por ano, sempre fiz este percurso.

PRESIDENTES OMISSOS

Viajei todos os anos, passando pelas administrações de Sarney, Collor, Itamar, FHC (oito anos) e, agora, Lula (sete anos e meio).

Tenho a testemunhar que todos, sem exceção, nada fizeram de extraordinário por esta rodovia que nasceu entre Rio e S. Paulo pelas mãos do presidente Washington Luiz, em 1928, aquele que dizia que “governar é construir estradas”.

FHC, por exemplo, passou oito anos no poder e a única coisa que fez de relevante pela BR-116 foi abandoná-la nas mãos de uma malta do então DNER que vivia anunciando “milhões em investimentos rodoviários” que nunca chegavam às estradas.

Lula foi no mesmo caminho. Há menos de cinco dias retornei de uma viagem por quase 4 mil km por esta rodovia e só o que vi foram as eternas obras pré-eleitorais de recapeamento. Nada de duplicação (como já foi feito entre Rio e S. Paulo e S. Paulo e Curitiba), nada de acostamentos no mesmo nível da pista principal, nada de sinalizações horizontal e vertical de confiança. Sempre o mesmo asfaltozinho rastaquera que esburaca nas primeiras chuvas.

Lula tem apenas um diferencial, como está apavorado em não perder a eleição para sua candidata-mamulengo, encheu a estrada de trechos de recuperação do asfalto, atrasando a viagem com obras de fachada que não mexem no fundamental, que seria a duplicação e correção de curso (para economizar, segundo alguns, mais de 400 km de trechos mal desenhados) da maior rodovia brasileira.

RESUMO DA ÓPERA

O Brasil tem uma classe política incompetente, que chega ao poder representando apenas as classes dominantes que também são incompetentes e descompromissadas com o desenvolvimento do País. Parecem classes dominantes coloniais, que estão aqui apenas para explorar o povo e as riquezas para ir gastar os lucros nas metrópoles (Nova York, Miami, Paris, Londres, Madrid ou Roma).

Por isso nossa infraestrutura é ridícula, até mesmo se comparada com os emergentes Índia, China e Rússia, todos com ferrovias, rodovias, portos e aeroportos em maior quantidade e melhor qualidade que os brasileiros.

Bem, já são 34 anos rodando pelo Brasil. Depois de três décadas e meia de espera, uma coisa já tenho certeza: NUNCA VAI MUDAR.

10 comentários:

  1. E morre é gente nessa estrada por conta da buraqueira. Lula é o pior de todos, pois veio pra mudar e naummudou porra nehuma.

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  2. CONTINUAREMOS MORRENDO NAS ESTRADAS, NA SAUDE E PIOR NA EDUCAÇÃO,MAS EM COMPENSAÇÃO TEREMOS UMA COPA DO MUNDO EXTRAORDINARIA EM 2014.TUDO SERA MAQUIADO.SABE O QUE ACONTECE RECUPERAR CONSERTAR MALHA VIARIA PARA QUE ??? NAO DA VOTOS E PODEMOS COBRAR AQUELE VELHO PEDAGIO MEU AMIGO...VOCE ESQUECE QUE TODOS SO ANDAM DE AVIAO - VC NAO SE ARRISQUE NAO NAS ESTRADAS POR FAVOR........NAO MUDA NAO - QUE MORRAM TODOS OS IMCOMPETENTES E SEM COMPROMISSO COM O BRASIL.CANSEI .UFA....

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  3. Acordou hein maluco? Olha quem vem aí: Serra, que é mais FHC pra vc. Dilma, que é mais a incompetencia de Lula pra vc. ou Marina, que não é nada, não entende de nada e não fará nada.
    Desista. mude pra Europa, vc é famoso, pode ir e se da bem.

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  4. Eu já desisti. Admiria que gente com voces ainda acreditem que este país tem jeito. Tem jeito não.

    Orlando Cardoso Salles

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  5. Quando você diz que tem certeza QUE A COISA NUNCA VAI MUDAR, discordo totalmente.
    Vai mudar sim. PARA PIOR!!!!!!
    Quem viver, verá.

    Santos

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  6. A vida que temos é esta, ou pega ou larga.
    Aos que desistiram da vida, desistiram de encontrar a vida verdadeira mudando a sociedade e a si mesmo tenham a coragem de suicidar-se. Impulsivos atiram na própria cabeça; histéricos tomam veneno; cem por cento vencidos se enforcam.
    Podem também saltar do Elevador Lacerda, sem pára-quedas, claro, contanto que seja de meia-noite em diante até as três horas da manhã, pra não atrapalhar o trânsito que já anda congestionado.

    Caso não queiram gastar comprando chumbinho ou soda cáustica basta cortar a mangueira do botijão de gás e enfiar na boca, bem no fundo, sem contudo tocar as amígdalas, pra não haver rejeição.

    ATENÇÃO: nada de tentaviva "meia-boca', pois nada é mais nojento que um suicida fracassado, um sujeito incompetente até em por fim à própria vida.
    Mãos à obra rapazes, inclusive os anônimos. Desejo todo sucesso pra vocês nesta empreitada, que espero seja a última.

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  7. Acompanho sua carreira desde os tempos do ATarde e o ue mais gosto é que voce fala sempre de coisas que a gente tem vontade de falr mas nunca le na imprensa. parabens!!!

    Lena

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  8. Meu pai é camninhonero e ele me grantiu que tudo qe vcs tão dizendo é verdade.
    Continuem falando sobre isso.

    Stella

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  9. Você só "esqueceu" que durante os governos militares além de abrirem novas roddovias em todo o país, eles mantinham as mesmas como verdadeiros tapetes.
    Ms vocês esquerdistas só lembram do que qurrem.

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  10. texto genial!!!
    isso vale pra exatamente todos os politicos
    esse site é fodasticamente-foda

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Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.