sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cartórios torturam a população

Alex Ferraz

Vejo na TV mais uma das inúmeras denúncias sobre a absurda e medieval tortura a que são submetidas as pessoas que precisam de serviços cartoriais em Salvador. Perde-se, literalmente, um dia inteiro para um simples reconhecimento de firma, pois há cartórios que distribuem fichas pela manhã (e o cidadão tem que chegar de madrugada na fila!) para atendimento a partir do meio-dia.
Esta uma situação que dura décadas e já gerou, inclusive, toda uma indústria, por assim dizer, de serviços cartoriais. Por exemplo, há empresas que realizam os serviços de reconhecimento de firma cobrando R$ 15 por cada trabalho, contra os R$ 1,25 cobrados no cartório. Ou seja, multiplicam o custo por MAIS DE DEZ. Aliás, a burocracia existe exatamente para render muito dinheiro aos que sabem os “caminhos” para se livrar dela e talvez por isso seja uma instituição eterna.
O Tribunal de Justiça da Bahia limita-se aos discursos de sempre, dizendo que vai fiscalizar e obrigar (sic) os cartórios a realizarem um atendimento mais civilizado. E afirma que nada pode fazer em relação aos agiotas da burocracia, que cobram os olhos da cara para que as pessoas evitem a tortura.Na Assembleia Legislativa da Bahia, cochila o projeto de privatização dos cartórios, que é visto como uma solução (é ver para crer!) pela maioria. Por trás de tudo isso, um ciclópico jogo de interesses vai conduzindo a situação, enquanto, repito, muitos ganham muitíssimo dinheiro, fácil, às custas do sofrimento de um povo que parece ter nascido para ser sacrificado.
Não há como explicar tanta demora para dar uma solução a este problema senão através dos interesses mesquinhos, muitas vezes escusos, que estão por trás de tanta burocracia. Lamentável é ver, ainda que indiretamente, a própria Justiça enredada numa situação deste calibre, algo que só faz acirrar a imagem nada simpática que a instituição tem neste País.

Aliás, o reconhecimento de firma, por si só, já é uma aberração. O Brasil é um dos pouquíssimos países que adotam este tipo de burocracia. Na maioria das nações civilizadas, a simples assinatura é suficiente.

Mas vou e volto: com a esperteza vulgar que costuma reger as atitudes em nossa sociedade, dos mais pobres aos tubarões, talvez seja mesmo necessário um monte de garantias, além da palavra e da assinatura.

Um comentário:

  1. TEM razao ALEX OS cartorios desde as capitanias hereditarias gostam de castigar parece que ainda das capitanias até hoje o pensamento medieval de torturar e o mesmo - ah voces estao dependendo de nos - precisam ne para comprar sua casa - a escritura - seu carro - IPVA - DPVAT - COMPRA E VENDA O ESCAMBAU - me aguarde que torturarei-os sabe porque vcs tao ganhando algum com sua casinha de aluguel - seu carrinho 2006, etc e o meu onde esta - cadê - eu vou te atrapalhar - te torturar..........te manguear pq vc e um trouxA que so serve enquanto vivo pra pagar impostos....impostos ...impostos e ainda pagar o emu por fora seus otários....COMPREMMMMMMMM VENDAMMMMMMMMMMMMMMM.........MAS TEM QUE ME DAR O MEU...........

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.