sexta-feira, 16 de julho de 2010

Bruno: apenas mais um idiota brasileiro


Bruno é apenas mais um idiota que acredita que futebol é, como a política, passaporte para a impunidade. Na maioria das vezes, é mesmo.

tony PachecO


Alguns amigos que seguem este blog perguntam porque ainda não nos debruçamos sobre O Caso Bruno (ou O Ocaso de Bruno).

Não sei Alex e Ricardo, mas eu encaro este caso apenas como mais um ESPETÁCULO de nossa sociedade capitalista indigente. E por que indigente? Porque enquanto o capitalismo americano usa Hollywood para entreter as massas e o capitalismo chinês usa suas obras faraônicas para o mesmo intento, o capitalismo brasileiro, pobre, esquálido e sem muita imaginação, usa, num dia, o futebol para unir o populacho em torno de um objetivo patriótico (a Copa esteve aí, ocupando a mente das massas ignorantes durante meses) e no outro dia, usa um jogador do mesmo futebol para recriar o mundo de Mani, com seu Bem e o seu Mal estritamente delimitados.

Quer dizer, é tudo ESPETÁCULO. Futebol serve para patriotadas e serve para educar as massas e distraí-las também com assassinatos, punições, noções rasteiras de Justiça e por aí vai.

Neste sentido, recomendo a quem nos cobra uma opinião, que CONSTRUA A SUA PRÓPRIA, com a leitura do livre de Guy Debord, “A Sociedade do Espetáculo”.

Debord nos mostra que esta alienação brutal de ficar sempre VIVENDO A VIDA DO OUTRO, é o fundamento básico da tirania das classes dominantes sobre nós, o populacho.

A Copa do Mundo e, logo depois, quando ela é perdida pelo Brasil, substituída pelo Caso Bruno, é a conseqüência do modo capitalista de organização social que assume novas formas e conteúdos em seu processo dialético de nos submeter ao comando de nossos políticos e, ao mesmo tempo, nos fazer sentir que somos partes da solução dos problemas.

É a eterna luta de classes de que nos falavam Proudhon, Marx, Bakunin e tantos outros, só que, desta vez, num novo cenário: o palco que é a nossa vida.

Por que falar de Bruno, se crimes muito mais horrendos ocorrem a todo instante neste país de m... Somos um genocídio permanente, onde classes dominantes ineptas para a realização de um mínimo de bem comum, se comprazem em nos instigar para nos reproduzirmos e elas assistirem, dando risada, à nossa auto-imolação nas ruas em assassinatos brutais, consumo desenfreado de drogas legais e ilegais, assaltos e roubos, desemprego epidêmico, saúde fragilizada, educação pífia e a eterna sensação de que não temos perspectiva.

Bruno não é nada. É apenas mais um rapazinho idiotizado por uma sociedade esquizofrênica. Nem traços de psicopatia consigo vislumbrar em suas recentes declarações, tampouco em seu passado colocado para nós pela mídia.

A única coisa que vejo é mais um idiota, dos 192 milhões de idiotas, ACREDITANDO no espetáculo do qual faz parte.

Nem precisam me dizer: estou, MESMO, de saco cheio.

7 comentários:

  1. EPA..EPA...EPA...EU NAO SOU IDIOTA CRITICO O GOVERNO O SISTEMA AS IMPOSIÇOES VINDAS DE CIMA PARA BAIXO QUESTIONO TUDO NAO ENGULO NADA...NAO SOU TROUXA ..ENFRENTO FILA SOPMENTE QUINZE SEGUNDOS...DEPOIS DISSO FALO FALO FALO ME ATENDEM LOGO ...OUTRO DIA FIZ ATE CARETA DEI LINGUA PRUM GERENTE PRA ELE PENSAR SE SOU IDIOTA ELE ME COLOCOU NUMA FILA PRIVILEGIADA FUI TERCEIRO A SER ATENDIDO FIQUEI SO 10 MINUTOS EU JOGO DURO NAO SOU IDIOTA... NAO COMO REGGAE DE NINGUEM SE TENHO RAZAO ENTAO SAI DEBAIXO - BRUNO E MAIS UM OTARIO EU NAO QUERO CADEIA PRA ELE MAIS TAMBEM PRA COLOR, BARBALHO CALHEIROS ACM , OPS, ACM, OUTROS TODOS DO MENSALAO - MENSALINHO - OS DO DEM PT ETC...QUEM MATOU DANIEL ??DO PT DE SP E NEILTON NAO ESQUÇO NADA O DINDIM NACUECA ETC TENHO UMA LISTA DE CORRUPÇAO NO MEU PC - E DOS CORRUPTORES - DO IPTU - IPVA TODO MUNDO QUE DIFICULTA E VENDE FACILIDADE TA NA MINHA MIRA- EU LEIO MARX, PROUDHON- BAKUNIN - NIETSCHE - FEVERBACH- HEGEL - DURKHEINKANT MAQUIAVEL - CONTE - ETC.LIVOS BONS - REVISTAS BOAS - SOU JOVEM E CENTRADO NAO SOU IDIOTA - MAS BRUNO E UM OTARIO......BEM FEITO FIQUE PRESO.PRENDAM OUTROS -NAO SOU MALUCO..

    ResponderExcluir
  2. Mas este Debord não é marcista?

    ResponderExcluir
  3. Companheiro Tony. Agora q vc ficou cheio? Provavelmente cheguei mto tempo antes de vc p/este planeta O m/já encheu faz tempo E ñ venham me dizer q é velhice Por sinal. Leia o "véio" e notável Villas Boas Corrêa no JBrasil de hj.

    ResponderExcluir
  4. se todos somos vítimas, onde estão os algozes??????

    ResponderExcluir
  5. "No futuro todos terão seus quinze minutos de fama", anteveu Warhol. Aquela coisa "onde o novo é substituído pelo mais novo".

    Incluo esse blog onde as pesoas "cobram" posicionamentos por mera preguiça de pensar-livre-pensar...

    Nào me interessa se o tal Bruno levava um Macarrão que entrava "duro e sai mole e pingando", se eles têm ódio às mulheres, se o flamengo vai perder varba publicitária,e por isso demitirá o dessossador - e cimentador - por "justa causa".

    Pergunto: o que é JUSTO?

    Ora cambada, vocês estão TODOS EXIGINDO UM DEUS PODEROSO QUE JULGUE BRUNO.

    No caso o Direito - braço armado do Estado - vocês exigem presença. Estúpidos!!!

    O estado cria as normas e, por conseguinte, surgem as crias opostas e complementares.
    Nada mais natural: o dia complementa a noite, o macho a fêmea, o estranho e o pacífico, o comum e o outsider. Apenas pólos de uma mesma realidade que não podem ser separadas.

    Eu fico aqu imaginando como deveria ser o oposto de Hitler, de Irmã Dulce e tntos outros. Eu que sou tão perdido e sem rumo, sem nem uma lápide...

    O INIMIGO está certo: vá viver sua vida e páre de cobrar de supostas "lideranças"como se posicionar. Deixe de preguiça miséra!!!

    Vá pensar. Não pense que esse blog vai ser a iluminação para sua vida: melhor ir para a sessão do descarrego defronte do iguatemi. Sem mim, of course.

    Duvido que esse bando de ácratas vá assumir a responsabilidade de lhe orientar: "você está só e sem deculpas".

    Nào encham o saco. Viva e morra só.
    Não tem coisa mais ridícula do que enterro.

    No meu, eu não vou.

    Tom de Paula

    ResponderExcluir
  6. Rápido e caceteiro. Me recuso a falar sobre este Bruno. Quando me falam sobre isso mando logo tomar naquele lugar.
    ÍTALO

    ResponderExcluir
  7. Renato Queiroz Suzart - rqsuzart@gnail.com -
    O escritor está tendo uma visão radical totalmente errada e arbitrária. Primeiro nernhum governo disse que o nosso papis é um país desenvolvido. O que o governo comemora é a melhora entre um passado-2002 muito pior e um presente-2010 melhor. Salário ruim, mas aumentou 400%. Situação econômica ruim, mas estabilizada como nunca foi. Câmbio livre estáv el, o que nunca ocorreu. A educação ruim, melhorou, a saúide ruim melhorou. E a segurança ruim continua a mesma. Falar e prometer é muito fácil. O Serra que promete criar o Ministério da segurança e que diz que o setor segurança, atualmente função dos estados, deve ter um maior apoio do Governo Federal, ele próprio governador de São Paulo não conseguiu melhorar em nada a segurança de São Paulo e mesmo na sua maior crise em foram queimadols mais de uma centena de ônibus, ele não só não solicityou ajuda federal, como recusou a ajuda oferecida por LULA e preferiu fazer acordo com o Marcola para normalizar a situação.
    O fato real é que apesar da alta tributação, a arrecadação brasileira não chega sequer a 2% da arrecadação americana. Em outras palavras, a arrecadação brasileira é uma merreca. Atinge os míseros 2.4 trilhões de reais, enquanto a arrecadção americana chega a cento e poucos trilhões de reais.
    Porque ?
    Justamente porque o povo americano ganha e gasta muito dinheiro. Porisso a arrecadação é alta.
    E, já o povo brasileiro ganha e gasta pouco dinheiro, porisso a arrecadação é baixa.
    Moral da história: Ou se melhora o poder aquisitivo da população brasileira em geral ou o país não vai prá lugar nenhum.
    Vai apenas continuar crescendo a passos de cágado, seja quem for o presidente vencedor.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.