segunda-feira, 19 de julho de 2010

África do Sul volta a seu pesadelo social

Alex Ferraz

Os bilionários cartolas do futebol mundial e as não menos ricas empresas que têm produtos ou serviços ligados à Copa do Mundo insistem em tentar fazer crer que o evento traz enormes vantagens para o país sede. Balela.

Vejam, por exemplo, o caso da África do Sul. Além de ficar com faraônicos estádios para fazer sabe-se lá o quê, o país voltou à sua problemática rotina no dia seguinte à partida final. Mal o espanhol Iker Casillas abaixara a taça levantada na final contra a Holanda, e o governo sul-africano ocupava regiões paupérrimas de Johannesburgo, com o intuito de controlar a tensão gerada por ataques xenófobos contra imigrantes.

Terminado o sonho da Copa e silenciadas as vuvuzelas, o sul-africano voltou ao pesadelo de milhões de desempregados, de outros tantos milhões morrendo de Aids e de uma desigualdade social abissal.Jacob Zumba, o presidente, conforme informações de reportagem do Estadão, já fala em sediar as Olimpíadas de 2020 e, não se sabe tirando de onde tal ideia, afirma que "não há preço para o que ganhamos ao abrigar essa Copa." Bem, na verdade preço foi o que não faltou: dados do próprio governo dão conta que, entre o previsto em 2004 e o final das obras em 2010, o custo da Copa sul-africana aumentou em nada menos que 11 vezes, num gasto que, conforme cálculos de ONGs locais, daria para construir casas para 12 mihões de sul-africanos (população que vive em favelas no país).

Mas quem foi lá para gerenciar o circo e subir no picadeiro, ou seja, os cartolas e os jogadores, saiu numa boa, melhor do que já estava, já que a Fifa arrecadou a bagatela de 3,2 bilhões de dólares (sem pagar um centavo de imposto, como será também aqui no Brasil) e os jogadores que mais se destacaram, assim como os noviços que se revelaram, tiveram suas cotações ciclopicamente aumentadas na bolsa mundial de craques.Então, caros leitores, fica patente, mais uma vez, que a Copa do Mundo é mesmo um grande circo para engabelar o povo e enriquecer cartolas e empresas outras que faturam (e superfaturam!) com seus negócios. O resto é papo furado pra bandeirinha dormir.

Um comentário:

  1. O BRASIL TAMBEM FICARA ANESTESIADO EM 2014 - DEPOIS VEREMOS O TAMANHO DA CONTA SOCIAL QUE IREMOS PAGAR..................

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.