sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sobre nostalgia de uma Salvador mais feliz

ToNy PacheCo


Demorei, mas resolvi escrever alguma coisa sobre nostalgia, tema do artigo de Alex Ferraz que emocionou a muitos internautas e a mim também, por lembrar de uma Salvador e um Brasil que já foram mais amigos dos seus cidadãos.
Sem dúvida, lembrar de momentos felizes é sempre saudável, mas temos que levar em conta que nosso cérebro (nossa memória) é absurdamente indulgente com o passado.
Por não conseguirmos lembrar das exatas dificuldades pelas quais passamos, como defesa de nossa sanidade mental o cérebro vai deletando as lembranças ruins e só vai deixando as boas.
Neste sentido, assim como Alex, lembro-me de uma Salvador de só 1 milhão de habitantes, quando cheguei aqui. Saía de casa no Campo da Pólvora e pegava o ônibus de São Lázaro no Terminal da Praça da Sé para fazer algumas matérias na Ufba. Foram anos e anos. Nunca fui assaltado, nem dentro nem fora do ônibus. Lembro-me de dias ensolarados, mas, por autodisciplina, depois de ter cursado Psicanálise, consigo me lembrar que a empresa de então (se a memória não me falha, era Joevanza, ou coisa que o valha), não colocava ônibus suficientes e tínhamos que andar numas sucatas desconfortáveis sempre desrespeitando os horários e lotadíssimas. Mas lotadíssimas mesmo. Eu chegava quebrado e suado em S. Lázaro e voltava pra casa moído...
Quer dizer, os tempos passados são muito bons porque só nos lembramos da parte positiva deles.
E esta Salvador medonha de hoje, cheia de sacizeiros e mendigos, ônibus que um dia são assaltados e no outro incendiados, onde o ladrão está em todas as esquinas e até dentro dos shoppings, será lembrada por um outro Alex, daqui a 20 anos, como um lugar maravilhoso, ensolarado, no qual saía-se com os amigos, tomava-se um chopp no Farol da Barra ou comia-se uma bela moqueca na Pedra Furada.
Sem dúvida, serão deletados os ônibus incendiados e a insegurança generalizada e 2009 será lembrado como um ano gentil.
Neste sentido, para o bem de nossa saúde mental, o melhor mesmo é nos lembrarmos que o melhor momento para viver nossas vidas é agora, pois com violência ou sem violência, com miséria ou sem miséria, com presidente analfabeto e manipulador ou sem ele, esta é a nossa única oportunidade para extrair alguns momentos de felicidade deste mundo idiota e cruel. E se a coisa ficar violenta demais, ainda assim podemos comprar uma bela arma e darmos uns tiros também. Por quê não?
Alex, meu querido, sorria, você está na Bahia!

22 comentários:

  1. É com o "presidente analfabeto" que o Brasil está se desenvolvendo, avançando, melhorando a vida do povo. Enquanto os presidentes ditos alfabetizados estavam exercendo o poder, o povo sempre sifu. Vocês viuvas dos milicos que torturaram e mataram trabalhadores e estudantes pelas ruas, esquinas de Salvador, da Bahia e do Brasil nas décadas de 60 e 70, que não correram riscos com a perseguição da ditadura, que não tiveram amigos e parentes que desapareceram, que foram torturados e até mortos, realmente devem ter uma memória bastante suave dos tempos idos. Preconceituosas e patrulheiras, vocês odeiam o povo e nada fazem a não ser escreverem besteiras. Devem ter, de fato, uma memória curta.

    ResponderExcluir
  2. Palmas para você anônimo. O "extremista" Tony viaja na maionese e defende sociedades perfeitas, não entende que as escolhas são feitas entre as alternativas oferecidas em um juízo de realidade, muitas vezes entre os menos ruins, e por isso ele não consegue fazer o esforço mental de um macaco para discernir o que você postou.

    ResponderExcluir
  3. o esquecimento não deve, necessariamente, acarretar o embotamento da inteligência para se esperar (e até clamar) por pseudos SALVADORES PÁTRIA!!!

    ResponderExcluir
  4. Só sei isso aqui está horrível e não para nós que ainda vivemos confortavelmente em nossos escritórios com tempo e cabeça para escrevermos em blogs. Está tudo errado e se não tomarmos consciência isso vai piorar. Presidente analfabeto e corja de aproveitadores, sim! Governo incompetente para resolver problemas do povo! Deixem de clamar por heranças malditas e torturas e passado, foi tudo muito ruím nos tempos da ditadura, mas, pelo menos, ainda havia homens de bem. Hoje até alguns deles estão se vendendo por duplex e cargos para toda a família. Espero 2010 só para ver caír esse bando de vagabundos que, dos escritórios pargops por nós, ficam bombardeando os blogs com ameaças veladas, além de patrulharem colegas e desafetos como no passado. Espero muito a derrota do PT e dessa gente que avilta o governo.
    S

    ResponderExcluir
  5. Nenhum homem de bem se coaduna com uma ditadura. Na época da infame ditadura dos militares e civis puxa-sacos os melhores cidadãos estavam presos, mortos, no exílio ou amedrontados, jamais como baba-ovos da ditadura ou ocupando cargos.

    As viúvas da ditadura hoje mentem como os bandidos de outrora - os criminosos da chamada "comunidade de informação" -, cantando loas ao regime de celerados imposto aos brasileiros depois de 1º de abril de 1964.

    Tentam desqualificar o governo do presidente Lula e os heróicos brasileiros que fizeram a resistência armada aos bandidos que ocupavam o poder.

    Só bandidos defendem ditaduras, seu habitat natural, pois ditadura é um regime criminoso, que prende, mata e persegue os cidadãos; ditadura é um regime de terror, o oposto do Estado de Direito onde prevalece o império da lei.

    Nada é mais aviltante para a cidadania brasileira que ver um capadócio defender a ditadura.

    ResponderExcluir
  6. Leia direito animal! ninguém aqui defende ou defendeu a ditadura. A força de não enxergar vocês é que se transformam em ditadores, espiões, repressores! Abaixo todos vocês patrulheiros, onde quer que estejam, nas universidades, assembleias, nos jornais (ah, sim!, na administração ou nas empreiteiras (é claro! ninguém é de ferro!)
    Viva a liberdade!
    S

    ResponderExcluir
  7. Qual patrulha qual nada, bocó. Você escreve suas "críticas" e elas são analisadas; usa uma linguagem ofensiva, e deveria receber na mesma moeda, por exemplo, como você chamou a todos que estão no governo de vagabundos, o que deveria ser dito era o seguinte: vagabundo é você.No entanto isto não ocorreu.

    Olhe o que você escreveu seu animal sem modos e sem ética:
    "Deixem de clamar por heranças malditas e torturas e passados, [sic], foi tudo muito ruím nos tempos da ditadura, mas, ainda havia homens de bem."

    Qualquer pessoa normal sabe que a punição dos torturadores é decisiva para que a tortura não mais volte a se repetir, principalmente como prática institucinalizada pelo governo. Contudo você pede para que este ponto decisivo para o futuro da democracia seja esquecido.

    Os homens de bem não estavam de nenhuma maneira vinculados à ditadura. Leia o que você escreveu; você até poderia querer escrever outra coisa, mas não pode insultar os outros por não poderem ler seu pensamento seu escroto.

    ResponderExcluir
  8. Percebo que no afã do Jiu Jitsu verbal, a maioria desses anônimos não lê o texto, ou no máximo fazem uma leitura panorâmica. Leiam com mais atenção o texto do Tony. Em momento algum ele se mostra saudoso dos militares.

    ResponderExcluir
  9. O que o anônimo acima falou é verdade, justiça seja feita a tony e a alex, que foi quem puxou essa conversa nostálgica e provinciana. O problema é que este blog é tão direitista, tão reacionário, tão anti-esquerda, tão anti-lula, tão conservador, tão preconceituoso, diria até tão anti-libertário que as pessoas acabam entrando no clima, só que contrários às teses que vocês defendem. E aí fica essa zona toda. É sinal de que algo precisa melhorar por aqui.

    ResponderExcluir
  10. Mea culpa!
    É verdade que fui leviano, não li bem o que escrevi e deixei passar uma frase que deixou no mínimo a desejar, para ser pouco enfático. Abomino a tortura e os torturadores, sou até pela não anistia para os autores desses atos. Os militares no poder foram cínicos, covardes e incompetentes para administrar este país, sufocaram a oposição e os opositores com brutal crueldade. Não tenho nenhuma saudade deles, nenhum saudosismo, que isso fique claro. Quando falei de HOMENS DE BEM, quiz me referir a pessoas que até nem estavam no poder mas que se impunham como referência moral. Pensoava também em alguns homens públicos que lutaram pelas diretas, pela abertura, etc. Não sou de direita, mas
    confesso que tenho horror do PT que está no poder atualmente, desconfio muito das suas intensões e nunca mais votarei neles. Tomei um sacro horror dos políticos depois de vê-los no poder. Há muito ladrão e muito oportunista metido nisso. Tenho respeito pelo militante, e o de esquerda mais particularmente, por que ele luta por ideais mais justos, muitas vêzes sem saber da grande banda podre que têm alguns partidos políticos. Desculpem-me a grosseiria. Espero ter sido mais comedido e educado mesmo dizendo coisas não muito agradáveis.
    S

    ResponderExcluir
  11. Senhor anônimo S,

    reconheço que fazer mea culpa não é para qualquer pessoa, é preciso ter coragem e grandeza, e você passou no teste, parabéns.

    Possivelmente eu tenha mais motivos para detestar o PT que você, pois sou fundador do partido e outras coisas mais; mas como considero que princípios são mais importantes que pessoas, abstraio vermes e vou em frente, mas sempre repetindo: que cada um responda por seus atos, e que eu não dou cobertura a pilantras.

    O problema senhor S, é que este é o material humano que temos para fazer um partido; a sociedade brasileira não fornece material melhor, nem para o PT nem para nenhum outro partido.

    Veja o que disse HÉLIO GRACIE na revista TRIP nº 58: "Calculo que só 20% de brasileiros sejam como nós, gente que merece respeito e consideração.E um povo ingrato, um povo injusto, um povo oportunista, não pode confiar [sic]". Pela minha vivência e observação acredito que este percentual apontado pelo pai do Jiu-Jitsu brasileiro está muito elevado.

    O caso "mensalão" foi muito bom para o partido, pois ficou evidente que com questões de natureza ética não se pode brincar, principalmente para quem é de esquerda e defende princípios.

    Por estas razões considero as críticas ao partido preciosas, para o PT e para a sociedade brasileira pois é indubitável a insuficiência das formulações e das ações de todos os partidos que estiveram no poder para equacionar problemas graves tais como distribuição de renda, que é outro nome de distribuição de poder, distribuição de justiça, com uma reforma total do Judiciário, e melhora geral da administração dos recursos públicos, com administração eficaz e sem afanamento.

    Não tenho dúvidas que o povo brasileiro é igual ao povo americano ou suiço, e se a desonestidade por aqui é o esporte preferido de todos, ganhando para o futebol, é porque por aqui o espaço para a malandragem é maior, as leis não são aplicadas, e assim a tolerância da sociedade para com os bandidinhos e bandidões só aumenta, num verdadeiro salve-se quem puder.

    Não poupe críticas a ninguém, menos ainda ao PT, mas narre fatos que sejam no mínimo verrossímeis, formule problemas e aponte erros, atos de má-fé, defenda princípios, e não se intimide diante da opinião de ninguém se estiver convicção de estar certo, pois como disse Henry David Thoreau: "Qualquer homem mais certo que seus vizinhos é maioria de um".

    Não tenha dúvidas que pessoas críticas são imprtantes para a sociedade, mas agressões são foda...

    ResponderExcluir
  12. Os defensores de Lula têm razão. Afinal, ele está resolvendo todos os problemas da miséria nacional. Só ingratos, reacionários, viúvas da direita não percebem a vida que, agora, os pobres deste país vêm levando, recebendo 100 reais por mês do Bolsa Família. Alguns idiotas, como o tal do Alex, na sua coluna da Tribuna da Bahia, ficam criticando o fato de alguns milhares de pessoas terem que ficar de madrugada até o final da tarde, sob sol e chuva, para renovar seu cadastro no Bolsa Família. E daí, seu babaca? Pior é ficar sem dinheiro!
    Também odeio os alienados imbecis que criticam a saúde pública. Lula disse, uns anos atrás, se não me engano em discurso feito no Rio Grande do Sul (ou Paraná, sei lá), que temos uma saúde pública de Primeiro Mundo. E temos, sim! Basta ir ao HGE, aos postos da prefeitura ou do Estado, procurar atendimento pelo SUS, para vocês verem um serviço de matar de inveja o Albert Sabin, em São Paulo.
    Lula trouxe o Pan 2007, a Copa do Mundo e, agora, as maravilhosas Olimpíadas. Puta merda! Querem mais o quê, suas viúvas da ditadura?! O homem é o cara! E o que tem de mais se o orçamento estourar um pouquinho? Afinal, quem trabalha duro tem que levar o seu! Tenho certeza que todos os que vibraram nas ruas, aos berros e com batucadas, e com muito choro,com a vinda da Copa e das Olimpíadas estarão lá, enchendo estádios e arenas, pagando ingresso barato e desfrutando dessa maravilha. Lula, junto com Chávez e Fidel, vai MOSTRAR AO MUNDO COMO se faz um Olimpíada para os pobres. E depois dos jogos, tudo será diferente neste país.
    Bem faz a Dilma Rousseff, ex-comunista (só pode ser, porque nunca ouvi falar de comunista que acredita em Deus!), que vem a Salvador nesta sexta agradecer sua cura ao Senhor do Bonfim.
    Vamos todos lá, prestigiá-la.

    Outra coisa: essa conversa de que Lula usa o Bolsa Família, CRIADO POR FHC, para comprar votos é mentira! Coisa de invejoso. Coisa de gente que está insatisfeita porque não teve a sorte dos sindicalistas e líderes estudantis, que hoje têm seu empreguinho bom no governo.
    Nunca fui partidário de FHC, muito menos ACM, Itamar, Collor (argh!) ou Sarney. Mas não é por ter odiado eles que estou aqui a elogiar Lula (que, aliás, é amicíssimo de Collor e Sarney). Digo isto de coração: o homem é o cara! Ingrato é quem se queixa de ter que viver com 100 reais por mês e ainda critica Lula porque ele e sua família gastam milhões por mês com comida e bebida no Planalto.
    Querem o quê? Um homem que trabalhou TODA A SUA VIDA, que nunca perdeu tempo fazendo armações políticas em sindicatos, como certos falsos líderes trabalhistas, um homem que defende até hoje o direito de greve para todos, mesmo sendo presidente, levou ANOS A FIO numa montadora, perdeu até um dedo, tem direito, sim, a viver bem. E tem direito também a várias aposentadorias e a arranjar bons negócios para seus filhos. Ou isso só seria permitido aos Sarneys, Collors, Serras e Malufs da vida?
    Cambada de ingratos! Viva Luuuula! Viva Diiilma! O país, finalmente, está salvo.
    Com fé em Deus, Senhor do Bonfim e todos os santos desta Bahia boa!

    ResponderExcluir
  13. Esses lulistas revoltados, esses comunistinhas que ainda sonham com uma ditadura como a que existiu na URSS e que existe em Cuba e na China, não têm argumentos e, então, qualquer pessoa que os critica pelo autoritarismo, sectarismo, preconceitos gigantescos, é "de direita". Ora, vão se ferrar! Vocês nem sabem o que é ser e pensar de forma libertária. Essa arma de tentar amedrontar pelo achicalhe é coisa do passado. Só idiota ou quem tem culpa no cartório tem medo disso, seus babacas! São mesmo uns idiotas fanáticos. NÃO ADIANTA, GALERA! Vocês não vão calar os libertários com esse tipo de coação. Eu, pelo menos, conheço isso muito bem. E, olha só, tô tremendo e meda! Kkkkkkkkkkk. E sabe do que mais: vão dar uma boa trepada, daquela que vocês pensam mas não têm coragem de fazer, para aliviar as tensões.
    Chega de babaquice, porra!

    ResponderExcluir
  14. Os anônimos acima por não terem idéias não as expõe. E o pior para os outros: PERDERAM A NOÇÃO DO RIDÍCULO.

    ResponderExcluir
  15. baixou a pomba gira foi?

    ResponderExcluir
  16. Olá, todo mundo...

    De vez em quando a gente tem mesmo de colocar as lembranças em dia.

    Em um boletim do SINDIQUÍMICA (tenho ainda a cópia meio desbotada) de 1987, acusava Tony Pacheco de ser agente da CIA, Coronel do Exército, etc.

    Tudo isso porque ele tinha escrito matéria no jornal A TARDE sobre "Os 70 anos de Tirania da URSS" (prá quem não se lembra era o nome do país totalitário que muitos anônimos defendiam há anos atrás).

    E não ficavam apenas na agressão moral não... partiam para as vias de fato, aproveitando sempre que estavam em maior número.

    Tempo bom (os anarcos correndo na frente da Lapa dos policiais de um lado e dos esquerdistas do outro). Ambos tão imbecis que não conseguiam pegar os "ágeis" anarquistas. :-)

    Hoje muitos deles ao invés de apoiar Stalin ou Krushev, estão a apoiar os "companheiros" Sarney e Collor... :-)

    Novos Tempos, Velhas Estratégias...

    bjs a todos,

    Anônimo 2009

    ResponderExcluir
  17. É VERDADE. UMA CARACTERÍSTICA ELES NÃO PERDERAM:

    CONTINUAM A ODIAR OS DISCÍPULOS DE BAKUNIN.

    FODAM-SE OS PÁRIAS JACOBINOS, PETISTAS E PECEDOBISTAS.

    ResponderExcluir
  18. O sujeito neste blog tem espaço que quiser para defender suas idéias; só não as defende se não as tiver, o que é o caso da maioria, que acha que para ser anarquista ou um bom cidadão, livre e dono de seu nariz basta dar uma de maluco... e os outros que advinhem o que estes imbecis querem, porque definitivamente NÃO PENSAM.

    ResponderExcluir
  19. A agilidade dos autointitulados anarquistas, discípulos de Bakunin ou sei lá quem mais, quando tinha passeata pelo centro da cidade, era a picula que eles corriam para ver quem chegava primeiro para se trancar no quarto e se esconder de baixo da cama. Quem ficasse mais tempo escondido ganhava um pirulito. Nunca vi um enfrentando a polícia.

    ResponderExcluir
  20. ADORO UM PIRULITO !!!

    TINHA COMUNISTA NAS PASSEATAS QUE TAMBÉM GOSTAVA DE PIRULITO, MAS POR CAUSA DISSO TINHA DE FAZER AUTOCRÍTICA NO POLITIBURO DO PARTIDO, E FINGIA NÃO GOSTAR !!!

    AH... E QUANDO IAM AO OCULISTA O RESULTADO ERA TER DE USAR UM ALTO GRAU DE MIOPIA, POIS NUNCA CONSEGUIAM VER UM CENTIMETRO ALÉM DO NARIZ. :-)

    IMAGINA QUE UM DIA VIRAM LENIN, STALIN, MAO E HOXHA COMO DEMOCRATAS. AFFF. MELHORARAM UM POUQUINHO DEPOIS QUE TUDO CAIU. MURO DE BERLIM, PACTO DE VARSÓVIA, ALBÂNIA, FIDEL, ETC.

    ACHO QUE É A TAL SINDROME DE PAPAI NOEL. ACREDITAM NO INACREDITÁVEL ATÉ QUE FICAM VELHINHOS E SUCUMBEM, E SÃO ENTERRADOS EM ALGUM CEMITÉRIO CLASSE MÉDIA, COM AS BENÇÃOS DE BENTO 16.

    BJX PUNK´Z

    ps. SÓ ENTRO NA SEXTA-FEIRA, NÃO ME XINGUEM MUITO. TSC, TSC. TENHO AMIGOS ANARQUISTAS QUE ACHAM QUE PEGUEI PESADO. MAS, É ISSO AI.

    ResponderExcluir
  21. Ôxi, que conversa mais maluca BJX PUNK'Z. Isso não é conversa de PUNK. Conversa de PUNK é Velvet Underground, Clash, etc. E os PUNKS de hoje em dia nem sabem o que é isso. Se foi comigo que você falou, falou errado. Tá me confundindo com alguém é? Nós PUNKS do centro da cidade e da periferia enfrentávamos a polícia jogando paus e pedras. Os comunas de todo tipo também faziam isso que eu me lembro. Agora, vocês eu nunca ví por lá. Quanto aos pirulitos (arg!), nunca gostei. Só gostava de chiclets para, depois de mascar, colar no cabelo dos otários, e de cannabis, para fazer a cabeça.

    ResponderExcluir
  22. Um punk comunista ? É a treva !!!! ôxi... xiclets adams e cannabis souza cruz... he, he, he. é a glória do neoliberalismo. pelo que conheci dos punks de anos atrás as coisas não estão tão diferentes.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.