sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Os Bastardos Inglórios


O nazismo como nunca vimos

Ricardo Líper

Tarantino fez um dos seus melhores filmes. Não pode deixar de ser visto. É uma orgia de cinema. Ele homenageia tudo e, principalmente, o próprio cinema. A primeira sequência de cenas é uma obra prima. A fotografia é tão perfeita que parece que a tela está pintada. A música destacada, como nos filmes de western italianos. Perfeita. Mas o mais importante é como ele demonstra conhecer a natureza humana. Não posso adiantar muito para não lhe tirar o sabor. Repare o espetáculo que é o personagem caçador de judeus. O ator esbanja talento. O personagem representa, principalmente nos seus últimoso atos, a essência do ser humano. Nada importa a não ser a traição em benefício próprio. Esse personagem, cuja cretinice é total e absoluta, no meu entender é o comportamento comum nos seres humanos. Existem exceções. Cabe a nós ter a sorte de encontrá-las. Eu encontrei, até agora, uns dois. A proporção é baixa mesmo. Tem gente que durante a vida toda só encontra sujeitos como o caçador de judeus. Corra para ver esse grande filme. Um grande espetáculo.

Um comentário:

  1. líper,

    segundo seus escritos "a natureza humana" seria má, mas por que não esclarece em que condições esta maldade se desenvolve?

    ou quais os procedimentos/mecanismos para mantê-la num estágio "larval", sem condições de disseminar suas ações negativa para a convivência em sociedade?

    esquecimento ou será a índole má que já amadureceu e agora distribui seus frutos?

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.