terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nordeste? Nunca mais!


Anita Bryant recebe uma merecida torta na cara por sua campanha homofóbica


TOny PAcheco

Minha querida amiga turismóloga Eliane Curvello vai me desculpar, mas diante da homofobia que grassa no Nordeste brasileiro, está na hora de os gays do Sul e Sudeste brasileiros, assim como seus parentes e amigos, tirarem o Nordeste de seus destinos turísticos, pois um gay no Nordeste corre 84% mais risco de morte por assassinato do que um gay no Sul do Brasil, segundo levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB), que fez a sua VIII Parada em Salvador, no último domingo.
E, na lista rosa shock de cidades nordestinas a serem boicotadas eu incluo Salvador, onde a homofobia também tem crescido assustadoramente. Aqui, como denuncia a coluna “Em Tempo”, de Alex Ferraz, na “Tribuna”, governador e prefeito sequer deram as caras na Parada para prestar solidariedade a esta comunidade perseguida que merece respeito.
Nos EUA, quando Anita Bryant, uma modelo que fazia propaganda de suco de laranja da Flórida, resolveu fazer campanha antigay, a comunidade homossexual resolveu boicotar o suco de laranja e a mocinha homofóbica perdeu o emprego.
Os gays brasileiros precisam deixar a posição de esperar compaixão e passar a exigir direitos, inclusive pelo boicote. Seja eleitoral ou econômico.
Imagine o Nordeste sem os turistas gays (com altíssimo poder aquisitivo) do Sul e Sudeste!!!
O boicote obrigaria as autoridades nordestinas a terem um comprometimento maior com a causa anti-homofóbica, ao contrário da indiferença atual. Os comandantes de órgãos de turismo pressionariam seus governadores e prefeitos a terem maior empenho na luta contra a homofobia. E, finalmente, os empresários do setor hoteleiro, de bares e restaurantes, de transportes etc. etc. etc., seriam forçados a também pressionar as autoridades, tanto políticas quanto de segurança pública, a fim de conter os assassinatos de homossexuais no Nordeste.
Ao boicote turístico do Nordeste, pois!

Pernambuco e Sergipe, campeões do mal.

Antes de ir a Porto de Galinhas, Recife ou Olinda, pense que Pernambuco, voltou a ser, quantitativamente, o estado mais violentamente antigay, com 27 assassinatos em 2008.
Imagine que nos EUA, com 300 milhões de habitantes, 25 homossexuais foram assassinados por motivo de ódio em 2008. Pernambuco, aquela merdinha (ofendendo a quase todos pernambucanos, pois se são indiferentes, são cúmplices...), matou 27. É mole?
Já Sergipe, ridiculamente pequeno e despovoado, proporcionalmente, é o estado mais homofóbico do Brasil.

É hora de boicotar

É hora de boicotar o Nordeste, de Salvador a São Luís, passando por Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Teresina, Lençois Maranhenses, Canoa Quebrada, Porto de Galinhas, Morro de São Paulo e Porto Seguro, até que as autoridades nordestinas assumam a luta contra a homofobia. Ponto final.

Que coisa feia!

O trio da boate Off Club, na Parada Gay 2009, resolveu fazer um negócio que nunca se viu em nenhum lugar do mundo: quando chegou em frente ao Quartel do Exército, resolveu dar uma ré e a multidão foi obrigada a mudar o sentido do desfile, que ia em direção à Avenida 7 de Setembro, causando um início de pânico.
E deram ré até o Campo Grande, sabe Deus por quê, emparedando as pessoas que ficaram apavoradas, pensando se tratar de algo calamitoso à frente.
E o povinho fashion que estava em cima do trio da Off Club ainda dava risada com o aperto de milhares de pessoas.
Quanta irresponsabilidade!

4 comentários:

  1. ... será que as "bibas" endinheiradas das regiões sul e sudeste demonstrarão sua solidariedade de "classe" às "bibas" rastaqüeras do norte e nordeste??

    tenho, cá comigo, minhas dúvidas que este tipo de solidariedade/ consciência de "classe" seja plausível em terras brasilis!

    ResponderExcluir
  2. para início de conversa, gostaria de dizer que sou comuna, não sou homofóbico, e acho importantíssima a realização da parada gay, como acho importantíssimo que todos os setores da sociedade se manifestem e defendam os seus interesses. não sou gay, mas estive lá e sei que nem todos que estiveram presente eram gays. tinha gente de todo tipo: donas de casa, pais de família, militantes de diversos partidos políticos, todos pessoas que não são homofóbicas e que apoiam a causa de vocês, além de curiosos de uma maneira geral. uma coisa positiva para o movimento. estive lá, como procuro sempre ir a passeatas dos mais diversos setores da população. porém, não posso concordar com a cobrança que o sr. Alex Ferraz faz com relação à presença do prefeito ou do governador. eles foram convidados formalmente? será que não tinham outros compromissos agendados previamente? tenho ido a várias manifestações populares em salvador e confesso que nunca ví a presença de nenhum dos dois em nenhuma passeata. isso não significa que não tenham compromisso com essas manifestações e com as causas populares. fico portanto a imaginar. se fosse uma passeata dos sem terra e o governador ou o prefeito participassem, o que diriam vocês? apoiariam ou criticariam? qual seria a postura da mídia, do PIG a que alex se referiu na notinha que ele escreveu na tribuna da bahia? acho que essa turma iria cair matando nos caras. é bom fazer uma reflexão sobre isso. nunca é demais pensar, sem preconceito, sem homofobia e sem anti-comunismo primitivo. ah sim, conheço vários gays e lésbicas que são comunas, e que estavam na parada. e conheço vários enrustidos que ainda não saíram do armário. perderam uma ótima oportunidade. a parada foi um sucesso e os seus organizadores estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Lamentavelmente desde a década de 90, homossexuais bem informados das regiões Sul e Sudeste deixaram de viajar ao Nordeste brasileiro.
    Não por boicote, pois este tipo de atitude não faz parte de nossa cultura - não estaríamos sendo solidários com nossos amigos / colegas / companheiros / namorados nordestinos.
    Os destinos turísticos (além dos óbvios EUA e Europa) são Uruguai, Argentina e Chile: povos educados e gentis, países sem miséria humana e violência, com excelentes preços e serviços.
    Outra vantagem é a duração da viagem:
    São Paulo - Buenos Aires: 2 horas.
    Porto Alegre - Buenos Aires: 1 hora.
    Saudações!
    Iolaus.
    http://www.blogdoiolaus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É verdade. A questão é que eu não vi nenhuma contribuição do pessoal deste blog para que a parada gay fosse um sucesso. Agora, não dá para eles quererem colocar os louros da vitória e ainda por cima tentarem desqualificar Salvador como um destino turístico e atacarem o governador por não ter participado da manifestação. Quem tem que ser parabenizado é o GGB da Bahia.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.