quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Macaúbas: isso é só o fim.




TONy PACheco

Para quem não acompanhou, na madrugada de segunda-feira para terça, uma quadrilha num Uno Mille e numa Palio Strada invadiu a cidade de Brotas de Macaúbas, a 600 km de Salvador, lá pelas bandas da Chapada Diamantina.
Esta parte do Uno e da Strada é patética. Vamos pular...
Os 11,5 mil habitantes, que contam com apenas o Banco do Brasil, tiveram o desprazer de conhecer o que é a marginalidade que assola todo o estado da Bahia.
A quadrilha fez 26 reféns, sendo um deles, o único PM da cidade.
É isto mesmo. No governo do PT, quando tudo será diferente da “Herança Maldita” da Arena/PDS/PFL/DEM, na Bahia de Todos Nós e no Brasil, Um País de Todos, uma cidade de 11,5 mil habitantes tem apenas um PM e ele, claro, se rendeu.
Aí me lembrei que este município tem muito a ver com minha vida. Primeiro, ele me lembra de Carlos Lamarca a quem, quando adolescente, meu pai ensinou-me a admirar de longe, lá das minhas Minas Gerais, por sua resistência à ditadura militar. Foi em Brotas de Macaúbas que Lamarca tentou organizar, em 1971, uma célula rural do Movimento Revolucionário 8 de Outubro, o MR-8, um grupo guerrilheiro para enfrentar os milicos.
Também de Brotas de Macaúbas são meus vizinhos em Salvador, pois no meu bairro eles mantêm uma república estudantil e vez por outra fazem festas com detestáveis músicas sertanejas (forró? Sei lá!). Mas as meninas e os meninos de Macaúbas são pessoas educadíssimas. Só o gosto musical é que me mata. E aos vizinhos...
Por fim, vendo as cidades do interior baiano sendo, uma a uma, sitiadas por gangues de vagabundos da capital (dizem as próprias “ôtôridades”, que tem policial no meio...), também foi por água abaixo o meu sonho de, ao aposentar-me, ir morar numa cidadezinha do interior baiano.
Como diz o Luiz Brasileiro, no comentário sobre o post de Ricardo Líper, “não há sociedade humana”, vivemos a selva, onde grupos mais ou menos organizados atacam, humilham e submetem, temporária ou definitivamente, outros grupos. Só isso.
Pobre interior baiano, com seus núcleos policiais formados por um, dois ou três PMs e um, dois ou três policiais civis. No máximo.
Estão todos no mapa das quadrilhas. E não contem com o governo do PT para socorrê-los, pois essa galera não respeita nem seu passado (nem Brotas de Macaúbas, um ícone da esquerda brasileira, mereceu um contingente maior de policiais).
Aguarde, interior baiano, seja no sul ou no norte, no leste ou no oeste, a vagabundagem vai chegar por aí. Como vocês são católicos, rezem para o Deus de vocês para que seja uma quadrilha humanitária, como esta de Brotas de Macaúbas, que só roubou o Banco do Brasil (merecido!). Em algumas cidades estão levando também o dinheirinho suado do povo...
E vamos lá, que ainda sentiremos saudades de 2009, achando que foi um ano pacífico. Como diz Marcelo Nova, "isso é só o fim, isso é só o fim".

7 comentários:

  1. “não há sociedade humana”?!



    a falta de uma educação racional, integral e criativa; de um trabalho digno e prazeroso; e acrescente-se a essa carência a competição desenfreada do capitalismo, que nos empurram para o abismo.

    quero continuar acreditando que o sonho de uma sociedade livre, igualitária e auto-gestionária ainda é possível... mesmo que ele, cinicamente, nos olhe de soslaio!

    ass.: tavares

    ResponderExcluir
  2. O post de Tony evidencia que estamos em plena crise social. Crise social mas não crise política, constatado que a crise social acha-se apartada da crise política, sem nenhuma repercussão na ordem política.

    A crise social que vivemos tem como característica altos índices de criminalidade contra o patrimônio sendo mais visíveis os crimes de roubo, extorsão, extorsão mediante sequestro, tipificados nos artigos 157, 158 e 159 do Código Penal; embora seja igualmente frequente o cometimento do crime de furto, art. 155, também do CP e igualmente crime contra o patrimônio, este raramente é exposto nas manchetes pois os fatos sociais subsumidos a este tipo penal não contemplam a violência contra a pessaoa.

    O que me motiva a comentar o texto sobre esta crise é o fato de a imprensa não chamar a coisa pelo nome certo: chamam-na de VIOLÊNCIA, como se a população de um momento para outro tivesse ficado maluca e decidido resolver tudo à bala.

    Na verdade a causa da crise é percebida em uma relação de causa e efeito: a brutal concentração de renda conduz a uma DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NAS PONTAS DOS CANOS DAS ARMAS, que é o que está contecendo, haja visto o alto índice de crimes contra o patrimônio.

    O que há de se lamentar é o fato do cidadão delinquente raramente mirar o alvo certo, e aí qualquer um de nós está sujeito a pagar a conta feita pela direita que governou o país e nunca pensou em fortalecer o mercado interno pela distribuição da grana.

    Nos EUA a distribuição da grana foi uma questão de inteligência. Lee Yacoca no seu livro "Autobiografia" diz que a grande invenção de Henry Ford nos anos 20 não foi a correia de transmissão mas a invenção da classe média devido à elevação do salário que ele concedeu a seus empregados com a finalidade de gerar a demanda para os carros que ele próprio fabricava.

    A causa da crise social é o fato indiscutível: uma parte da população brasileira vive em regime de semi-escravidão em pleno século XXI, o que se prova bastando que se olhe onde mora grande parte da população das grandes cidades.

    Pelo andar da carruagem a distribuição da renda no Brasil passará por outro crivo que não será a inteligência dos empresários. Celso Furtado afirma enfaticamente que distribuição de renda é distribuição de poder, suponho que deve ser se referindo ao caso brasileiro, ou seja, por aqui política e economia estão imbricadas.

    Que cada um assuma sua posição pois se você não está interessado em política, a política está interessada em você, e em política não há lugar para inocentes.

    ResponderExcluir
  3. pô brasilêro!!! que conversa comprida da zorra. tu tá parecendo o Rolando Lero. amado mestre... vem cá? não foi Lulla e o PT que diziam q tudo ia mudar? cadê a mudança?? o q o povo vê é propaganda em cima de propaganda. "a bahia no caminho certo" do Dem/PFL/PDS/Arena é idêntica à "bahia de todos os nós" do PT. ou será a bahia de todos vós, políticos q não diferem entre si??? se ligue

    ResponderExcluir
  4. Inveja é pecado capital, e mata.

    ResponderExcluir
  5. É mais do que inveja. É ignorância e cegueira. O Brasil e a Bahia mudaram para melhor e vão continuar mudando cada vez mais. Mas para esse pessoal que é contra o bolsa família, contra a democracia, contra os avanços sociais só é bom quando o povo fica fudido e sem perspectiva. Tem gente pra tudo. Paciência.

    ResponderExcluir
  6. e se qdo Serra chegar e der continuidade à politica economica de FHC e Lulla e o Brasil crescer, será q os petista lullista vão falar q tá bom??? mistééério...

    ps- e desde qdo o PT, PCdoB são democratas???????? fala sério cambada

    ResponderExcluir
  7. ninguém anda dizendo que está bom e sim, que está melhorando. enquanto isso, a sua torcida para os tucanos voltarem ao poder para dar continuidade às politicas sociais de LULA, não vai adiantar de nada. no mais, a democracia no brasil só existe hoje porque os comunistas do pt, do pcdob e de outras organizações, além de muitos outros democratas e patriotas, deram suas vidas por essa causa nobre. já vocês...hum.

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.