sábado, 6 de fevereiro de 2010

Impostos


Esta é a situação da maioria

Ricardo Líper


Uma das causas da queda da Bastilha foram os impostos que o louco do Luís XVI deixava que seus ministros da economia cobrassem. Aqui a coisa está ficando cada vez mais semelhante. Quem é miserável paga menos, mas quem vive com dificuldade paga tantos impostos que fica quase na miséria. Por exemplo, você mora em um subúrbio miserável. Distante demais. O sistema de transporte um horror e caríssimo. Entra num consórcio para comprar um carro. Os equivocados do governo não perceberam que na época de Marx quem tinha carro (carruagem) era rico. Agora, qualquer operário pode, com um pouco de sacrifício, adquirir um carro. Aí é penalizado. Impostos e mais impostos e uma gasolina de quase três reais o litro. Tem um carro, mas não pode usá-lo porque o governo entende que tem de extorquir a população através do preço da gasolina e dos transportes. Um país que a gasolina custa quase três reais e a passagem de ônibus, no nosso caso aqui de Salvador, terra de muita dor, mais de dois reais, mais de 4, portanto, para se ir e voltar, é um país absolutamente terminal. Segundo me disseram, em Quito, que o salário mínimo é igual ao nosso, a passagem de ônibus é infinitamente mais barata. Só estou avisando. Chega a hora em que o povo se chateia com tanta exploração e desorganização e vota em qualquer um, menos naqueles que o estão supliciando. Fernandinho acadêmico que o diga. Só estou avisando...

9 comentários:

  1. é sabido que o "crescimento" do capitalismo tem como base de apóio a produção de veículos automotivos de uso individual.

    é conhecida, também, as conseqüências impactantes sobre o meio ambiente (dióxido de carbono, gás metano etc.), a sociedade do trabalho (desemprego, subemprego, psicopatologias etc.), os centros urbanos (engarafamentos kilométricos) etc... decorrentes desta opção.

    resumindo, a priorização deste sistema não-sustentável está nos levando diretamente para o caos!!

    ResponderExcluir
  2. Este pais e o um dos unicos no mundo em que vc qto mais paga mais vc paga e não tem retorno algum. ter um carro e uma necessidade e não um luxo. o preço da gasolina deveria ser de acordo a marca e o ano do carro quem pagaria mais seriam os deputados senadores os politicos em geral que quanto mais roubam mais roubam....esses infelizes deveriam perder todas as eleições acorda povao somos nos que colocamos eles lá para nos roubarem cheegaaaa de tanto roubos.

    ResponderExcluir
  3. Existe todo tipo de puxa-saco, mas tem um que passa despercebido, o puxa-saco do povo.
    Este tipo tirado a inteligente e orgulhoso de seus princípios morais é o pior covarde, pois comete a covardia intelectual de não dizer a verdade: "esquece" por covardia e medo de criticar o povo, seus maus costumes e espertezas de pobre.

    Estes descarado esquecem que os políticos são povo também, bem como são eleitos pela população, não são seres de outro planeta, são pessoas do povo.

    Estes puxas-sacos, covardes, de maneira subjacente defendem que probreza é sinônimo de virtudes, o que não é verdade, e, obviamente, também não o é a riqueza.

    A falta de caracteres das pessoas (do povo) e o anlfabetismo são as causas mais imediatamente visíveis da bandalheira que que estamos metidos, da sociedade, deste acampamento de cigano em que se constitui a sociedade brasileira. Outras causas poderão ser estudas para ao final se constatar como igualmente influentes nos resultados, pois é impossivel que a zona em que criamos seja produto de uma só causa.

    Criticar só os políticos é indiretamente criticar a democracia, pois não existe democracia sem eleições e sem partidos, e por consequência, sem políticos.

    Esta cantilena só contra os políticos reverberada por este blog é a cantilena dos sites de direita, TERNUMA, MÍDIA SEM MASCÁRA, GRUPO GUARARAPES e quejandos, constatado que estes infelizes defendem escancaradamente a ditadura como forma de governo, a supressão da democracia e da política, o que permite inferir que este blog repetindo a mesma ladainha contra os políticos, acusando-os como o único mal, os únicos causadores do caos em que vivemos, é aliado da direita, mesmo sem se dar conta.

    Para melhor compreender o equacionamento deste problema nada melhor que nos reportar a um teórico de esquerda, muito lido e pouco compreendido, Antonio Gramsci.

    Gramsci era um comunista que muito timidamente defendia a democracia contrabandeando-a para dentro do marxismo através do conceito de hegemonia, para não ser execrado pelos seus pares adeptos da ditadura (açucarada como sendo do proletariado, como se por isto uma ditadura fosse menos ditadura, menos criminosa e menos homicida).

    Através do conceito de hegemonia, que nada mais é que a elevação cultural do povo pela difusão e incentivo da leitura, edição de jornais e revistas de qualidade, organização de bibliotecas e outras coisas do gênero Gramsci teorizava a tomada do poder pelos comunistas de maneira pacífica e democrática e igualmente combatia os males do analfabetismo e do baixo nível cultural da população.

    Gramsci foi raro formulador na esquerda a pensar como estrategista, a pensar a longo prazo. Seu erro foi tentar compatibilizar democracia com leninismo, defender a democracia e continuar sendo marxista. Pena que não tenha seguidores nos acertos, só nos erros.

    ResponderExcluir
  4. caetano veloso:

    "está provado que só é possível; Filosofar em alemão"!?!

    será verdade, ou será mais uma manobra arquitetada pela pequena burguesia para apropriar-se do discurso (da fala), que deve ser coletivo, e silenciar e sentenciar os explorados pelo capital ao movimento das lagartixas: cabeçinha para cima e para baixo?

    ResponderExcluir
  5. Sei que o povo não é tao ingenuo assim mas também sei que os politicos sao maldosamente espertos e roubam a curto, medio e longo prazo, nao sou covarde, sou a favor da democracia, sei que no meio do povo tambem grassa a esperteza maldosa como sei que existem pessoas virtuosas, porém no meio dos politicos a tendencia e serem de baixo carater E ESPERTOS para enganar a muitos ....desculpe eu nao tenho tempo para
    ler gramsci e outros pois estou correndo atrás do pirão nosso de cada dia nao sou politico de carreira, nem intelectual de ar condicionado, NÃO PRATICO A ARTE DE ENGANAR, SEGUIREI VOCE NEM QUE SEJA NOS ACERTOS E NOS ERROS corrigiremos juntos. sejamos leves. ...

    ResponderExcluir
  6. VOCÊS SÃO TODOS UNS IDIOTAS DEFENDENDO O POVO E A POLÍTICA. DEVEMOS VIVER A DESPEITO DISSO TUDO, ESTA É A MELHOR FORMA DE VIVER. NÃO SUPORTAMOS MAIS TANTOS EMBATES DE OPINIÃO, SEM FUNDO E SEM COR.

    ResponderExcluir
  7. OU......entao locupletemos nos todos. o debate saudavel fortalECE A DEMOCRACIA......Vamos continuar pois sem o debate não exercitaremos nosso pensamentos e nosso cérebro ficará sem cor e sem argumentos............

    ResponderExcluir
  8. O anônimo que postou o comentário aí acima está em seu direito de viver como quiser, mas só não tem o direito de agredir quem está tentando fazer um país melhor para, inclusive, pessoas como ele viverem.

    Estes a quem ele chama de IDIOTAS estão fiscalizando os governantes para que estes não se tornem tiranos nem roubem o dinheiro público, bem como estão lutando para a perservação do meio ambiente para que pessoas como ele também possam respirar ar mais puro, transitar por ruas limpas e, quiça, sem pedintes ou assaltantes.

    Desafio o anônimo a ser coerente: não exigir respeito a seus direitos quando estes forem violados e ir viver com eremita; obviamente que o anônimo não tem nenhum dever, pois isto é coisa para idiotas, não para pessoas como ele, "inteligentes", mesquinhas, incapazes de qualquer tipo de solidariedade, indiferentes ao sofrimento de quem quer que seja, despojados de qualquer sentimento de justiça, só esperando que as coisas sejam feitas para usufruirem.

    Há 30 anos estes tipos eram chamados de "bicho de goiaba"; hoje eu não sei, mas o bicho é o mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns expressou seguramente e com palavras leves sem ofender o que eu gostaria de ter dito....esses são do tipo solidários somente no cancer e olhe lá..... vermes..........

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.