quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O nazi-fascismo não morreu, mudou de face.

Eles existem no comportamento de muita gente

Ricardo Líper


Tenho percebido uma coisa interessante. O nazi-fascismo como ideologia política desapareceu, pelo menos com a força que tinha, após a Segunda Guerra Mundial. Mas o nazi-fascismo é muito mais que uma ideologia, é a paixão para impor aos outros os seus desejos debaixo, se preciso for, de violência. Isso é que é o fascismo. Portanto, a violência, seja de que tipo for ,contra os outros ,é nada mais nada menos do que o fascismo. Embora a pessoa não se ache nem nazista nem fascista, porque é feio ser uma coisa ou outra, tem atitudes nazi-fascistas. Os pretextos são vários.
O pensamento e as ações são que denunciam o fascistóide de plantão. Para identificá-lo tem um teste fácil. O teste é o grau de tolerância que ele tem com as necessidades alheias, com os pequenos enganos e erros dois outros. Os dele ele costuma ser totalmente indulgente. É o liberalismo e tolerância com os outros que lhe dá o grau de fascismo. É a disponibilidade de, em vez de punir e fazer valer todas as regras em todos os casos, procurar ver a melhor solução para todos, sem agredir, humilhar, dificultar, maltratar aquele que cai nas suas garras. Essa postura ideológica atrai muitos psicopatas. O psicopata light, se é que existe, que está detrás do balcão da repartição pública. Não chega a matar, mas sente um grande prazer de ver os outros desesperados, angustiados, com o exercício de sua função.

9 comentários:

  1. tem um ditado popular que diz:

    "de médico e louco, todos nós temos um pouco!"

    ResponderExcluir
  2. lamentável essa idéia de prévia aprovação as intervenções de terceiros neste blog...

    estão perdendo pontos, pois torna muito lento os possíveis debates!

    ResponderExcluir
  3. suscinto e realista, eu ja venho percebendo isto a um certo tempo. Muito bom texto!

    ResponderExcluir
  4. Os místicos afirmam que existe uma luta entre o bem e o mal; os marxistas asseguram que existe uma luta entre as classes sociais, entre pessoas de classes sociais diferentes.

    Como não sou místico nem marxista, mas não nego que existe uma guerra não declarada entre as pessoas, constato que existe um conflito entre uma escória social - desrespeitadora dos direitos alheios, perversa, infensa a qualquer apelo a justiça - e pessoas de bem. Volta e meia pessoas destes dois grupos se encontram e aí os conflitos são inevitáveis.

    Entre a escória e esta aristocracia existe um grupão, a maioria, medrosa, manhosa, esperta, sempre propensa a pender para o lado mais forte nos momentos de conflito, muitas vezes contra seus próprios e verdadeiros interesses.

    Esta maioria não cheira nem fede; "pensa" sempre da mão para a boca, vive na corrida pela sobrevivência, age sempre como ratos e adora repetir uma frase abominável: "Farinha pouca, meu pirão primeiro". Só de escrever esta frase sinto o estômago regurgitar; me consola saber que existe raticida.

    Ultimamente tenho pensado que a separação entre a escória e as pessoas de bem tem origem na herança genética de cada indivíduo, não guardando nenhuma relação com educação, doutrinação política ou patrimônio, como pensam os marxistas.

    Na busca de fatos para testar minha hipótese conversei com uma professora de mais de 70 anos de idade, dona de escola para crianças, que viu e acompanhou várias gerações de crianças tornar-se adulta, e ela me confirmou que realmente certas tendências das crinaças depois se manifestavam como traços de caráter do adulto. Lembrei-me de Machado de Assis, gênio brasileiro, e o que ele afirmou acerca de Capitu: desde criança Capitu já era dissimulada, com seus olhos de ressaca. Comprando tudo por um quilo: Capitu já não prestava desde criança.

    Não tenho dúvidas que certos tipos sinistros, propensos a atos de crueldade, inimigos dos direitos alheios, que só param diante da força, têm propensão para tentar justificar ditaduras, ações policiais violentas e quando são alfabetizados gaguejam doutrinas políticas coercitivas.

    Estes tipos não sabem o que é o fascismo como doutrina política, o que eles têm mesmo é uma predisposição para a crueldade, se acharem moleza. Como são escrotos por natureza, podem mais facilmente ser arrebanhados para empregos na polícia (um ninho de ratos e criminosos dementes) e votarem em partidos de direita, seguindo sua própria inclinação, para azar de quem não desenvolver mecanismo de defesa contra esta corja.

    ResponderExcluir
  5. Para nossa tristeza ....o mundo grande e o nosso pequeno mundo ta cheio desses pequenos grandes monstros. ah menos censura às nossas postagens vá ...por favor.....

    ResponderExcluir
  6. so acuso nominalmente lula sua trupe e todos da ditadura.... por favor deixem so um pouquinho....
    preciso fazer catarses .nao vou mais ao anlista meu dinheiro nao deu.... quem se ferrou fui eu......

    ResponderExcluir
  7. capitú?!

    a "fidelidade" amorosa (ou sexual) é uma criação cultural, ninguém é obrigado a segui-la...

    capitú, como qualquer mulher, queria exercitar seus sonhos, desejos e ser feliz!

    e o inseguro bento em nada podia ajudá-la, pois ele estava preso as convenções (vitoriana) de uma determinada época!

    ResponderExcluir
  8. naum entendi nda,naum prestou bosta nenhuma

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.