sábado, 20 de fevereiro de 2010

Faltam muitos em Nuremberg

Hitler quando era colega de Wittgenstein, este, filho de uma família judia rica e arrogante


Ricardo Líper


Hitler, Stalin, Al Capone e muitos monstros e marginais que já existiram, e a lista é enorme, foram crianças inocentes. Ou você acha que nasceram cruéis e demoníacos? Não sei se você nunca pensou nisso, mas todos eles foram crianças. Sim, Hitler foi criança, como todos nós. Brincou como nós, quis ser feliz como toda criança inocente quer. Que se saiba , nenhum desses citados foi abusado sexualmente em criança, teve lares desfeitos, essas coisas que virou moda psicólogos explicarem o comportamento de adulto.

A ideologia genética tenta mostrar alterações genéticas em tudo. Será que existe os genes da maldade? Taí, quem vive de pesquisas esdrúxulas , um bom tema, em vez de ficar pesquisando supostos genes de veados, felicidade e sei lá mais o quê, pesquisar o suposto gene da maldade pode lhes render alguns trocados. Não há registro histórico algum significativo e decisivo que explique porque essas criancinhas adoráveis, como toda criancinha, ao se tornarem adultas, fizeram o que fizeram.

Mas vou explicar o que aconteceu. Elas foram agredidas, como todos nós somos, por uma série de pessoas, ao longo da vida, que as maltrataram, as injustiçaram, pintaram o diabo com elas. A aparentemente inocente, mas louca professorinha, os parentes egoístas, safados, os vizinhos maléficos, o popular agressivo, a corrupção generalizada, maldades e mais maldades. A maioria sofre quieta, deprime, pode ficar inutilizada. A maioria não tem poder, mas quando dá a zebra de um desses meninos ou meninas, já é uma tímida homenagem minha, por força do acaso, adquirir o poder, o jogo muda. E aí fica todo mundo horrorizado. O problema, meu caro Watson, não é o monstro, mas todos que contribuíram para construir o monstro. Gostou de fazer sua maldade do dia? Pois é, sua vítima pode ser seu algoz de amanhã. Essa lei é uma das que mais amo no caos que é a vida. Eu mesmo nasci tão bonzinho... Tive os melhores pais do mundo. Vida calma e amorosa. Mas, para ser poético e, ao mesmo tempo, lugar comum, aprendi a viver. Aprender a viver é tratar os outros com justiça e, principalmente, saber lidar com as feras que nos rodeiam. Sem isso, você será tratado como são os loucos, os deficientes mentais, os bobos, os fracos. Será vítima. Saco de pancadas de loucos, alucinados, equivocados, pessoas destituídas de qualquer resquício de caráter. Sofrerá o diabo nas garras dos outros.

Já pensou o quê era ser criança pobre na Alemanha devastada pelos capitalismos Inglês e Francês após a Primeira Guerra Mundial? E um popular no reinado dos Romanovs, hem, hem, hem? E, minoria italiana pobre nos Estados Unidos racista? Hem, hem, hem? O povo pensa que pode pisar nos outros à vontade. E pode. A maioria não chega ao poder ou não cobra o quê fizeram com ela. Mas o acaso é caprichoso. Tem os complexados, os recalcados, os desajustados. Lembram-se dessas palavras aplicadas às suas vítimas por professores e psicólogos até pouco tempo? Pois é... Eu queria ver um poetinha metido a gênio chamar Stalin de analfabeto. Rá,rá,rá.

Uma das coisas, viu Mainard, que mais admiro nos que estão no poder hoje no Brasil é o equilíbrio emocional, o senso de responsabilidade de manter o país dentro da democracia, embora os anônimos, com suas crueldades diárias, lutem para a destruir, desrespeitando a tudo e a todos, confundido a elegância que se deve ter ao tratar uma autoridade constituída com o voto da maioria. Portanto, eleito pelo povo. Ou, ser eleito pela maioria dos brasileiros não tem mais importância. Hem, hem, hem?

11 comentários:

  1. Hitler também foi eleito pela maioria dos votos...

    e engabelou à todos com slogans de raça pura e superior!!!

    portanto, a democracia representativa deixa inúmeras brechas para serem preenchidas por ações paranóicas, ressentimentos etc...

    ResponderExcluir
  2. Um gênio nasce de cem em cem anos, e veja lá; idiotas nascem milhões por minuto. Machado de Assis é um gênio, nasceu gênio, e conhecia como poucos a natureza humana, daí seu pessimismo quanto a esta, que para ele era intrinsicamente má, ruim, fraca, como escreveu um outro gênio, Maquiavel.

    Ainda sobre a gênese corrupta do ser humano é conhecida a assertiva machadiana: "O ladrão nasce feito, a ocasião é que propicia o furto."
    Concluo que pessoas que têm um fraco por dinheiro têm o gen do furto correndo na veia.

    Cristãos acreditam que o ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus, e que Deus é bom, logo o ser humano é intrinsicamente bom.
    Os fatos mostram que esta construção é uma ideologia, um equívoco premeditado ou não; outra mentira: todos os pais são bons para os filhos, embora os fatos mostrem que existem pais que são verdadeiros tiranos; outra ideologia: crianças são seres puros e bons, anjos (esta tolice dispensa grandes comentários, basta que não se esqueça que criança também é gente).

    Um tal de Jean-Jacques Rousseau escreveu certa feita que o ser humano é bom, nasce bom, a má sociedade é que o corrompe. Não acredito nesta estória, os fatos desmentem-na, mas Rousseau ainda tem seguidores neste aspecto, tais são os marxistas e anarquistas.

    Não tenho dúvidas, cada um de nós já nasce com seu tanto de maldade, o resto é tempo e oportunidade, aliás escreveu também Machado sobre crianças: "O menino é o pai do homem."

    Qual lado tem a verdade do seu lado? Machado ou Rousseau? Não tenho dúvidas cada um fará sua escolha de acordo com sua inteligência e suas experiências; uns preferem a realidade nua e crua, outros a ilusão, a maioria, pois "As pessoas preferem cair das nuvens a cair da cama", como disse o mestre.

    ResponderExcluir
  3. uma perguntinha socrática:

    e se a propriedade fosse um bem comum a todos??

    acredito que o conceito de "roubo" cairia por terra...

    ResponderExcluir
  4. O texto é bem interessante .No primeiro paragrafo desautoriza as explicaçoes convencionais dos psicologos para a formaçao de um individuo cruel como se nao pesassem .Depois torna legitimo qualquer outra explicaçao como se elas fossem uma forma autentica de compensar crueldades sofridas no passado . Ou seja , o texto é eivado de relativismo e me leva a concluir que devo escolher
    qual tipo de sofrimento despertaria minha solidariedade .

    ResponderExcluir
  5. "O menino é pai do homem."
    Como não esquecer as sacanagens diárias dos tempos de ginásio? Eu cá não era um moleque escroto e violento (nem costumava sofrer agressões repetidas) mas presenciei quase todos os dias de minha infância e adolescência a violência de garotos contra garotos (aqui incluo a agressão discreta das meninas).
    Lembro também da vista grossa que as autoridades escolares faziam - e o que poderiam fazer, se toda a força do nosso sistema de vida se baseia, de um modo ou de outro, na violência?
    Creio que Hitler entendeu muito bem a proposta de seu mundo.

    ResponderExcluir
  6. Dizer que Hitler e Stalin eram iguais, é uma escrescência, um desrespeito à história. Não fosse a bravura de Stalin e do povo russo, estaríamos todos nas mãos do nazi-fascismo até hoje. Ou você acha que os aliados, sem Stalin, ganhariam a segunda guerra mundial? Me poupe viu...

    ResponderExcluir
  7. O HOMEM lobo do próprio homem, o pecado na queda do primeiro homem Adao, fez-nos pecadores como ele e portanto maus e ferozes, a solução esta na Biblia na palavra de DEUS, que DIZ: DEUS amou o mundo de tal maneira que deu seu unico filho para fazer de nós homensJÁ QUE NOS FEZ À SUA imagem e semelhança fomos criados portanto nao fomos criados para sermos maus nem odiar nosso semelhante e sim amar o proximo como a nós mesmos.............EM CRISTO JESUS ESTA TODA A NOSSA SOLUÇÃO E RESGATE DE HUMANIDADE....SIGAMOS SUAS PALAVRAS E REINAREMOS ETERNAMENTE É SÓ UMA QUESTÃO DE FÉ.................SEJAMOS LEVES E FELIZES DEUS É BOM DE VERDADE....E NOSSO PAI ...É AMOR INCONDICIONAL..............

    ResponderExcluir
  8. será este o nosso fim:

    todos de joelhos cantando loas ao stalinismo e/ou ao "filho do pai", que rejeitou a própria mãe...

    ResponderExcluir
  9. ELE NÃO REJEITOU A PROPRIA MAE ELE DISSE QUE SEUS IRMÃOS E MAE ERAM AQUELES QUE FAZIAM A VONTADE DE DEUS A VONTADE DO PAI E DEMONSTROU QUE OS DO PROPRIO "SANGUE" NÃO ERAM MAIS IMPORTANTES DO QUE OS QUE FAZIAM A VONTADE DO PAI QUE ESTAVAM COM ELE NAQUELE MOMENTO ALI FAZENDO A VONTADE DE DEUS E NAÕ SEUS IRMAOS QUE TINHAM INTERROMPIDO A SUA COMUNHÃO COM, AINDA HOJE É ASSIM .NÃO DEVEMOS INVERTER AS PRIORIDADES, ADORAA A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E O PRIMEIRO MANDAMENTO.................

    ResponderExcluir
  10. façam suas escolhas, pois a roleta vai girar...

    e muito triste ver a humanidade com os joelhos em frangalhos, isto em função do "amor ao absoluto(sic)", ao patriarcado, ao capitalismo, ao ditadores de plantão, ao populismos latino-americano!!

    vade retro, satanás!!!

    mangalô, três vezes!!!

    ResponderExcluir
  11. Voces devem pensar que sabesm do assunto!
    Não sabem da missa a metade!
    Voces ja fizeram algo preigoso fora do normal ou assim?

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.