quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Eu mijo, tu mijas, ele mija. Nós mijamos...

Hannah Arendt: o poder totalitário é inebriante, desce à minúcia de regular onde você vai mijar. É doentio, mesmo!



tony PACHECO



A esquizofrenia como traço atávico do poder


O poder, como nos ensina Hannah Arendt, tem uma tentação totalitária inerente ao seu próprio exercício. Muitos não entendem, por exemplo, como um político pode se interessar por uma Prefeitura falida como a do Rio de Janeiro. O povo chega a perguntar: "Se o prefeito sabia que não tinha dinheiro pra administrar o Rio, por que concorreu?"
A resposta é simples, embora extremamente difícil de entender para o vulgo: a questão de fundo é a volúpia que o poder concede àqueles que gostam de exercitar o mando sobre os outros (a maior parte da Humanidade...).
Agora, o prefeito do Rio resolveu multar as pessoas que mijam na rua.
Em princípio, a medida é justíssima, não é verdade?
Contudo, diz a lógica cartesiana (de Descartes, o filósofo - você pode ler a obra dele de graça na Internet...) mais elementar, que esta medida deveria ser precedida de algumas providências:

PRIMEIRA PROVIDÊNCIA - Colocação de sanitários públicos na cidade do Rio de Janeiro, destituída, como todas as cidades brasileiras, deste equipamento presente em todas as grandes cidades do mundo civilizado (não estou falando da maior parte do mundo, estou falando de EUA, Canadá, Europa Ocidental e Japão - só!);

SEGUNDA PROVIDÊNCIA - Baixar um decreto municipal obrigando todos os bares do Rio de Janeiro e lojas de conveniência dos postos de gasolina a permitir a utilização dos seus sanitários pelo público. Veja você, que no Rio, como em qualquer cidade brasileira, os donos de bares colocam uma placa junto dos seus sanitários (e, alguns, mais escrotos, na entrada do bar) dizendo: "SANITÁRIO EXCLUSIVO PARA CLIENTES".

Somente depois de tomar estas duas providências lógicas, elementares, primárias, é que a Prefeitura do Rio teria o PODER MORAL de multar as pessoas que mijassem nas ruas.
Mas o desejo do prefeito do Rio é ter os holofotes da mídia sobre si e ter a volúpia do poder absoluto enebriando sua mente pequena: "Eu mando nesta zorra. Eu digo até quem pode ou quem não pode mijar. Eu sou o cara."
Toda mente esquizofrênica sofre deste delírio que confunde realidade com sonho, confunde o que é justo com o que é injusto, confunde o que é público com o que é privado.
E acreditem, isto vai virar moda. Em vez de instalarem sanitários públicos nas cidades e universalizar o acesso do povo ao sanitário dos bares e lojas de conveniência, vão multar as pessoas pobres, porque, como todos sabemos, rico não bebe na rua, bebe em locais aprazíveis com sanitários de granito, com distinção para homens e mulheres, tudo como o mundo civilizado deveria ser e, no Brasil, NÃO É NEM NUNCA SERÁ!

O CASO SALVADOR

Em se tratando de Salvador, onde, graças aos deuses, ainda não há a tal multa por mijar na rua, os casos mais dramáticos são o das praias e o das lojas de conveniência dos postos de gasolina, que simplesmente não têm sanitários, embora VENDAM CERVEJA, um líquido altamente DIURÉTICO.
Resumo, bebam aqui e vão mijar na rua para SEREM MULTADOS.
Isto, em Psicanálise, chamamos ESQUIZOFRENIA. Só um psiquiatra para tratar, nem adianta o divã do psicanalista.

7 comentários:

  1. EM ANO ELEITORAL quem nao trabalha o ano todo tem que mostrar serviço...portanto vamos arrecadar porque estamos falidos desde a campanha passada ....precisamos de mais e mais dindim cada vez mais, para com isso que tá feio e mais cade os sanitarios publicos ???????? se eu fizer xixi na rua vai dar tempo balançar ??? quem vai balançar eu ou o fiscal ???????????? e o dindim pode ficar com cheiro de xixi ????????? perguntar nao ofende????????????

    ah me poupe seus politicos nojentos????????

    ResponderExcluir
  2. concordo.. eu moro em floripa.qndo estou a andar pelo centro,onde é dificilimo achar um banheiro publico,exceto aquele um proximo ao largo da alfandega,q é publico mas que tem uma catraca q é liberada só com a conhecida verdinha,e outros desse'nipe',ai q faço?penso.. pego e mijo ali, no cantinho de fora do banheiro mesmo,para aprenderem q não se cobra pelas necessidades que todos possuem.qndo não é tem esses banheiros proximo,procuro uma amiga arvore ou outra plantinha,e a 'rego' né.. abraço, e continuem assim, tem uns posts muito interessante..

    ResponderExcluir
  3. Alguém SEMPRE paga o pato! Em Salvador? No centro com certeza os shoppings Lapa, Piedade, SBS e Politécnica. Na Barra o Barra e popr ai adiante... E o governo faz de conta que não é com ele.
    Eduardo Manga Rosa

    ResponderExcluir
  4. Governar pela imposição é o caminho mais curto para a rejeição. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  5. vocês vão passar o "carnaval" todo mijando?!?!

    ResponderExcluir
  6. vou compor uma marchinha ...0ps .. quanto tempo já passou........

    eu vou fazer xixi o meu xixi eu vou fazer
    se voce me incomodar eu vou pedir um balancê...
    vai fazer alguma coisa já que nao tem o que fazer...

    os meus impostos eu vou pagar e vc vai balancar
    o meu pato eu já paguei e vc faz de conta que não sei....
    ô balance ...........balancei......

    se o meu imposto eu vou pagar ....
    vc pelo menos devia se virar e balançar......

    att. nao adianta gravar já registrei

    se vc patentear o meu balanço vai balançar...

    o balancê ...balancei

    bjos galera pode gravar os meus direitos eu vou cobrar...........para voce aprender a autorar...

    balance vá............

    ResponderExcluir
  7. WEBMASTER DICA
    cria mais reportagens falando sobre as leis estupidas e demagogicas do Brasil!!!
    .
    Tony Pacheco, neste comentário vc foi muito inteligente.
    Infelizmente eu percebi que os leitores deste blog não compreenderam o seu brilhante comentário.
    Vc quis dizer que o prefeito fez uma lei demagoga e inútil (mais uma lei que não vai "pegar") só pra chamar a atenção da grande mídia e conseguir uns poucos segundos na TV e no rádio.
    E novamente, o povo orelha-seca, que não entende nada de nada, levou mais um chute na bunda!!!
    .
    Vcs conhecem a história de Portugal?
    Conheçam a famosa expressão de Júlio César (Caio): “Há nos confins da Ibéria, um povo que nem se governa nem se deixa governar“.
    É minha gente este povo la da Ibéria veio pro Brasil.
    .
    O Collorido assinou seu nomezinho aprovando o ECA em 1990, que quadruplicou o número de crimes cometidos por menores.
    http://180graus.brasilportais.com.br/geral/violencia-quadruplicou-entre-menores-nos-ultimos-10-anos-74266.html
    .
    "Na visão dos magistrados, o Estatuto da Criança e do Adolescente não funcional e está TOTALMENTE OBSOLETO no que concerne às infrações penais cometidas por menores de idade. "Nós últimos dez anos os crimes cometidos por menores quadruplicou não só número, mas na brutalidade e bestialidade como são cometidos" "
    .
    "TOTALMENTE OBSOLETO" é um comentário cheio de eufemismo, na verdade os juizes brasileiros, que não são burros, querem dizer que a lei foi mal escrita e quem assinou não tinha vontade nenhuma de ler o que estava assinando. O Colorido perdia muito tempo no cooper e no jetski, não gostava de ler as leis que assinava.
    .
    O Lelé tambem é outro do mesmo nivel, não quis perder os holofotes e concordou com a lei anti-palmadas.
    .
    Talves a pior coisa é ser obrigado por lei a levar o(a) filho(a) pra escola, quem deixa o(a) filho(a) protegido(a) em casa é um pai criminoso no Brasil. Mas o Lelé não fica nos banheiros das escolas vendo quem estupra quem, não fica nas salas de aula vendo quem bate em quem, quem faz bulliyng em quem.
    .
    Lelé nasceu na merda! Lembram que ele nasceu e se criou na merda? Lelé não conhece as escolas do sudeste e do sul.
    Agora provavelmente Lelé esta voando no aerolelé pro oriente médio, vai visitar os amigos senhores feudais, neoliberais, polígamos e cheios de escravos eunucos.
    O PT ja um estilo de vida, ja foi, não é mais. Que DEUS faça justiça!!!

    ResponderExcluir

Se vai acusar alguém nominalmente, identifique-se e anexe as provas. Não vamos pagar indenização na Justiça por acusações que não fizemos.